No momento, você está visualizando Dados de 183 milhões de contas do Gmail vazam na web; confira se a sua foi atingida
O criador da plataforma Have I Been Pwned (HIBP), Troy Hunt, informou (27), que dados de 183 milhões de contas do Gmail vazaram na web. Foto: Reprodução/Unsplash

Dados de 183 milhões de contas do Gmail vazam na web; confira se a sua foi atingida

Vazamentos de dados de contas do Gmail expuseram senhas e credenciais de login de milhões de pessoas

O criador da plataforma Have I Been Pwned (HIBP), Troy Hunt, informou (27) que 183 milhões de senhas e credenciais de login do Gmail foram expostas em vazamentos de dados que revelaram informações de contas, como e-mails e senhas.

No blog da Synthient, Benjamin Brundage revelou que a equipe coletou os dados durante quase um ano, monitorando plataformas de infostealers — programas que roubam informações de usuários.

O total de informações enviadas ao HIBP somava 3,5 terabytes de dados, distribuídos em 23 bilhões de registros. Segundo Hunt, os registros de stealer logs incluíam principalmente três elementos: endereço do site, e-mail e senha.

Como é comum no submundo cibernético, cibercriminosos reciclam muitas credenciais. Por isso, Hunt quis verificar a atualidade do banco de dados que tinha em mãos. Uma análise de uma amostra de 94 mil registros revelou que 92% não eram novos.

No entanto, isso significa que 8% eram inéditos — o equivalente a mais de 14 milhões de credenciais. O total final foi ainda maior: 16,4 milhões de endereços nunca antes vistos em qualquer vazamento.

Verifique se suas senhas foram comprometidas

É importante destacar que o vazamento não afeta apenas usuários do Gmail. Por isso, todos devem verificar se suas credenciais aparecem no Have I Been Pwned. [Clique aqui para acessar.]

O Google orienta os usuários do Gmail que suspeitam de invasão a fazer login imediatamente e revisar as atividades da conta. Contudo, se não conseguirem entrar, devem ir à página de recuperação de conta e responder às perguntas apresentadas da melhor forma possível.

“Além disso, para ajudar os usuários, temos um processo de redefinição de senhas quando encontramos grandes vazamentos de credenciais como este”, afirmou a empresa.

Como saber se suas senhas são fracas

Se você usa o Gerenciador de Senhas do Chrome, pode verificar se sua senha do Gmail está exposta, fraca ou reutilizada em várias contas por meio da ferramenta Google Password Checkup.

No computador, acesse Senhas e preenchimento automático pelo menu no canto superior direito do Chrome e selecione Google Password Manager | Checkup.

A ferramenta identificará se alguma de suas senhas está comprometida — assim como outros gerenciadores de senhas fazem — e indicará quais senhas fracas você ainda usa.

Como o Google ressalta, em um lembrete óbvio, porém necessário:

“Recomendamos que você altere quaisquer senhas comprometidas o quanto antes.”

Fonte: Forbes