A harmonização do popular e o chique
Um bom hambúrguer sempre vem acompanhado de um copo gelado de suco ou uma cerveja escolhida a dedo para essa experiência, certo? Mas já pensou em harmonizar seu hambúrguer favorito com uma taça de vinho?
Tem quem tenha preconceito do hambúrguer. Há quem jure que vinho e hambúrguer não combinam. Mas nada é mais adequado para acompanhar uma carne, um pão e um queijo do que uma boa taça de vinho. Essa bebida, inclusive, torna mais fácil a digestão desses ingredientes após a refeição.
Cabernet Sauvignon + hambúrguer de cordeiro + queijos expressivos
A Cabernet Sauvignon é uma das uvas mais populares encontrada em vinhos comercializados no Brasil. Exatamente por isso, tornou-se comum a oportunidade de harmonizá-la com diferentes pratos, inclusive um saboroso hambúrguer.
Para aproveitar as melhores características dessas uvas, os hambúrgueres de cordeiro ou de carne de porco são boas pedidas. Essas carnes, de sabor mais intenso, ajudam a valorizar esse tinto que é mais encorpado e demanda mais personalidade de seus acompanhamentos.
Complete essa experiência com queijos igualmente expressivos, como o gruyère, o gouda ou o cheddar! Apesar dos nomes difíceis e sofisticados, você encontra em algumas casas de queijos com certa facilidade.
Hambúrguer com vinho da seguinte forma: Chardonnay + hambúrguer de frango + queijos leves
Para quem pretende saborear uma taça de vinho branco com hambúrguer, os Chardonnays são uma boa pedida. Harmonize esse tipo de vinho com carnes de frango e queijos mais suaves, como o brie, a muçarela de búfala ou opções um pouco mais fortes, como o camembert ou o cheddar.
Aproveite para temperar esse hambúrguer sempre com ervas mais aromáticas, que realçam o sabor da bebida. Você pode acrescentar também ao recheio uma porção generosa de cogumelos preparados na manteiga.
Sauvignon Blanc + hambúrguer de peixe + ingredientes picantes
O Sauvignon Blanc é conhecido por ser um vinho branco com característica mais mineral e com alta acidez. Por isso, ele pode casar muito bem com hambúrgueres feitos a partir de peixes, que oferecem um bom equilíbrio para esse tipo de bebida.
Pode ser interessante complementar seu hambúrguer de peixe com ingredientes mais picantes, que também casam bem com esse tipo de vinho.
Hambúrguer com vinho na seguinte composição: Merlot + hambúrguer bovino + cebolas fritas
Os apaixonados por Merlot também podem harmonizar o vinho com hambúrgueres saborosos! Os recheios de carne bovina e ingredientes como cebolas fritas – ou pimentas mais fortes – podem complementar bem os taninos mais macios encontrados nesses rótulos. Vale a experiência!
Carménère + hambúrguer de cordeiro + pimentão
Os rótulos de Carménère são considerados vinhos suaves, com taninos discretos e agradáveis para todo o tipo de paladar. Para complementá-los, o hambúrguer de cordeiro pode ser a pedida certa. Opte sempre por complementar esses sanduíches com alimentos como o pimentão ou cogumelos.
Syrah + hambúrguer de picanha + molhos adocicados
A uva Syrah é responsável por desenvolver vinhos únicos. Bastante intensos e marcantes, eles agradam os paladares mais exigentes e que gostam de novas experiências. Para esse tipo de vinho, o hambúrguer perfeito é aquele preparado com picanha. Ele pode ser acompanhado por molhos mais adocicados, como o de cebola caramelizada ou o tradicional barbecue.
As características desses dois ingredientes vão valorizar ainda mais a expressividade da Syrah e tornar a sua experiência de harmonização ainda mais inesquecível.
Mais hambúrguer com vinho: Malbec + hambúrguer de costela + queijo gorgonzola
Vinhos feitos a partir da uva Malbec parecem que nasceram para acompanhar carnes levadas à grelha; e nossos vizinhos argentinos sabem muito bem disso. Para honrar essa perfeita combinação, que tal harmonizar sua taça com um hambúrguer de costela?
O corte da carne da costela tem um sabor único e bastante suculento, que casa muito bem com a personalidade da Malbec. Você pode finalizar seu hambúrguer com um pouco de queijo gorgonzola, ketchup e mostarda. Esses são condimentos que vão ajudar a valorizar mais o sanduíche.
Tempranillo + hambúrguer bovino + queijo mussarela
Sabe aquele hambúrguer tradicional, feito com carne bovina, queijo mussarela, ketchup e mostarda? Ele é a combinação perfeita para uma taça de vinho Tempranillo! Esse tipo de vinho, mais jovem, tem como uma de suas principais características a acidez. Ela é perfeita para ajudar a digerir melhor a gordura encontrada na carne de boi e nesse tipo de queijo. Que tal testar?
Fonte:Pão de acúçar