Você está visualizando atualmente Curso de sabão sustentável lança rota ao empreendedorismo 
Curso de sabão ecológico é uma alternativa sustentável à poluição do meio ambiente

Curso de sabão sustentável lança rota ao empreendedorismo 

Tata-se de uma alternativa sustentável à poluição do meio ambiente, pois o óleo de cozinha, matéria-prima do produto, está entre os principais poluidores do mundo

O curso de sabão sustentável tem intuito de ser primeiro itinerário do  empreendedorismo ambiental e desenvolvimento sustentável na cidade de Campo Grande. Traz a mensagem de conscientização utilizando um produto doméstico descartável (óleo) para reutilização própria ou até mesmo para uma renda extra por meio sabão, explica Amadeu Borges subsecretário da SDHU.

Esse sabão ecológico, afinal, é uma alternativa sustentável à poluição do meio ambiente. O óleo de cozinha, matéria-prima do produto, está entre os principais poluidores do mundo.

“Em um comparativo básico pode se dizer que um litro de óleo tem capacidade para poluir 25 mil litros de água. Agora, imagine isso multiplicado por cada casa no planeta que também descarta o óleo de maneira indevida”, aponta Ana Franzoloso, gestora ambiental que ministrou o curso.

No total, 27 pessoas fizeram o curso de sabão e receberam certificado final, com duração de três horas/aula. As vagas foram, acima de tudo, ofertadas pela Associação dos Moradores do Estrela do Sul, com o cadastramento prévio para as vagas, onde foram ofertadas 30. Além de aprenderem a fazer o sabão, os moradores da região tiveram na aula, noções sobre a importância do empreendedorismo, o que é custo, receita e lucro, agregado à sustentabilidade.

Curso de sabão

O presidente da Associação do Bairro Estrela do Sul, Inocêncio Ramon, foi o responsável em divulgar as vagas ofertadas do curso de sabão. “Fui de casa em casa espalhando para os moradores sobre o curso. Fico feliz porque 27 pessoas vieram prestigiar essa ação da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos. Quero agradecer a equipe e também ao prefeito Marquinhos Trad por esse curso, nunca tivemos nada parecido como o que aconteceu aqui nessa tarde”, conclui.

Para a diretora-adjunta, Bárbara Rodrigues, o curso é uma oportunidade de capacitar pessoas para a transformação social. “Precisamos, dessa maneira, oportunizar, capacitar e empoderar as pessoas, essa é uma das metas desse projeto. Estamos saindo de uma pandemia e além de trazer todo esse lado do empreendedorismo, da capacitação, do empoderamento”, finaliza.

O Projeto Rota do Empreendedorismo da SDHU, nesse ínterim, contempla o Programa Reviva Mais Campo Grande da Prefeitura Municipal. O termo de cooperação e parceria entre SDHU e empresa Du Bem foi assinado após a entrega dos certificados.

Empreendedorismo

Unificar empreendedorismo e desenvolvimento sustentável é, portanto, o objetivo do Projeto Rota do Empreendedorismo, idealizado pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU). É uma parceria com a Du Bem Sustentável. Trata-se de uma empresa de cursos e produtos de empreendedorismo sustentável lançado (6) na Associação de Moradores do Bairro Estrela do Sul.

“Estamos lançando o projeto Rota do Empreendedorismo que a princípio, vai percorrer 10 bairros de Campo Grande em parceria com a DU Bem, contemplando todas as sete regiões da nossa Capital.