Até o tempo deu uma mãozinha para que a Corrida dos Poderes fosse um sucesso
Com o céu aberto e clima agradável em todos os sentidos, o evento da Corrida dos Poderes da ALMS reuniu (28), no Parque dos Poderes, 2,5 mil pessoas, dispostas a fazer do feriado do Dia do Servidor Público um momento de confraternização e cuidado com a saúde.
Com concentração, largada, chegada e outras atividades no estacionamento e na rampa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Corrida foi um momento de festa, diversão para a família, solidariedade e inclusão.
Distribuição de água e frutas aos atletas, incentivo e torcida para que todos concluíssem as provas, presença de crianças, de pets e até de um participante caracterizado como “Velho do Rio” (personagem da teledramaturgia brasileira) ajudam a dar uma ideia de quão agradável foi a Corrida.
O evento também se caracterizou pela solidariedade, com arrecadação de brinquedos acima da expectativa, e pela inclusão, com participação de 17 cadeirantes, que realizaram a prova em triciclos com a ajuda de voluntários do projeto “Pernas Solidárias”.
Embora muito importante, a confraternização propiciada pelo evento no Dia do Servidor Público não é tudo. Ainda mais relevante é a atenção com a saúde, conforme destacou o deputado Gerson Claro (PP), presidente da ALMS.
Confraternização Corrida dos Poderes da ALMS
“A motivação da Corrida foi a confraternização entre os servidores e com toda a sociedade. No entanto, é mais do que isso. Desde o início, há o cuidado com a saúde. No lançamento, foram realizados exames, e estamos incentivando os servidores a cuidarem da saúde, a fazerem treinamentos.
Também vamos buscar acompanhar esses servidores para verificar os resultados dos exames. E continuar fazendo um trabalho de orientação, de informação, via nossas mídias sociais”, afirmou.
O presidente da Casa de Leis também festejou o sucesso do evento, notando que o tempo deu uma boa ajuda. “Deu tudo certo, com uma chuvinha para deixar o clima mais agradável no fim do dia. É muito bom ver pessoas animadas neste ambiente, neste Parque maravilhoso. Este evento vai ficar na história dos Poderes”, comemorou. Ele ainda mencionou o sucesso da arrecadação de brinquedos, estimando que tenham chegado a aproximadamente 3 mil unidades. Os brinquedos doados pelos participantes no ato de recebimento de seus kits para a corrida ou caminhada.
Governador, que fez a primeira corrida após cirurgia, elogia evento
“É uma iniciativa fantástica”, definiu o governador Eduardo Riedel, que participou da Corrida, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel. Parabenizando a Assembleia Legislativa e demais Poderes, o chefe do Executivo informou que esta é a primeira corrida que participa depois da cirurgia ele operou o joelho no dia 21 de novembro do ano passado.
“Fiquei quase um ano fazendo fisioterapia e estou voltando a correr. Esta é a primeira corrida que eu faço depois da cirurgia. E isso no Dia do Servidor Público. Então, estou muito feliz”.
Riedel ainda disse que foi expressiva a quantidade de brinquedos arrecadados. “Os brinquedos chegaram em volume muito maior do que o esperado. São milhares de sorrisos que vamos ver. Isso é extremamente positivo. A gente chega no final do ano com esse clima de Natal já aparecendo. Vamos distribuir provavelmente uns 10 mil brinquedos para as crianças carentes. Seremos presenteados com milhares de sorrisos”, vibrou o governador.
Solidariedade nas pernas e no coração
Sorrisos já estavam sendo distribuídos no evento desta tarde. E quem presenteou um deles foi Rafaela Duarte Chimenes, feliz com a festa da inclusão. A seu lado estava Mineia de Lima Barbosa, voluntária do projeto “Pernas Solidárias”.
“Nós chamamos as crianças cadeirantes de atletas e colocamos em triciclos para conduzi-las na corrida. Nós não entramos com a intenção de competir. A gente leva as crianças para conhecer o esporte, a corrida, na intenção de inclusão e de diversão”, explicou Mineia.
“São dois voluntários por triciclo. Quando um se cansa, o outro assume. E todas as crianças ganham medalhas e kits como atletas mesmo”, acrescentou.
Ex-jogador de grandes clubes também se aventurou na Corrida
Lateral-direito e volante com camisas de grandes clubes, como São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Cruzeiro, o ex-jogador Jean Raphael Vanderlei Moreira também participou da Corrida dos Poderes da ALMS.
Antes da largada, o atleta atendeu à imprensa e disse que “iria se aventurar” em um esporte que não é o seu. “É a primeira vez que vou me aventurar numa corrida” relevou. E brincou: “Vamos ver como vai ser minha performance”. Ele também destacou a importância do evento e disse que esse trabalho precisa continuar.
Em um evento para todos, vários são premiados
Depois de muito suor e pernas cansadas, todos tiveram um momento para relaxar ou gastar um pouco mais da energia restante ao som dançante da banda Banda Sampri. Também houve sorteios de prêmios, como bicicletas e óculos de corrida. E… o mais esperado: o anúncio dos vencedores. E foram vários.
O atleta que completou a prova dentro do tempo máximo previsto, em qualquer categoria, recebeu uma medalha de participação.
Sendo assim, os premiados com troféus os cinco primeiros colocados nos percursos de 5 e 10 quilômetros nas categorias feminino e masculino geral, e feminino e masculino servidor público. Também receberam troféus os três primeiros colocados conforme a faixa etária (confira a relação dos ganhadores depois da matéria).
Fonte: alms