Muito usada como terapia natural para proporcionar bem-estar e autocuidado, a aromaterapia combina o olfato às plantas
A aromaterapia é realizada com base em óleos essenciais. Estes são extratos retirados diretamente de plantas por meio da destilação. Então, cada tipo possui uma fórmula, um objetivo e uma característica diferente.
Segundo a aromaterapeuta e criadora da marca Sacerdotisa Alquimia, Amanda Sérvulo, as plantas produzem substâncias que funcionam como mecanismo de proteção para atrair insetos polinizadores ou até mesmo repelentes. Dessa forma, é possível transmitir o mesmo efeito no ser humano por meio da inalação, massagem ou ingestão dessas substâncias.
Encontram-se no mercado vários tipos de aromas. Entre eles, os naturais e os produzidos em laboratórios. É possível diferenciá-los, pois a essência natural leva o nome de “óleo essencial”, enquanto que o sintético é denominado simplesmente de “essência”.
Conheça os benefícios da aromaterapia e os óleos essenciais:
1. Alecrim
O alecrim é extraído da planta inteira na florescência. Seu aroma com características herbal e levemente refrescante proporciona ação, movimento e mudança.Mas, segundo a aromaterapeuta Lucia Verdin, ele funciona para força, autoconfiança e decisão.
“Quando utilizado em massagens corporais tem função tônica, melhorando o sistema circulatório, a celulite, a musculatura e as articulações. tilizado como um excelente anticaspa”, conta.
2. Eucalipto
Auxilia no sistema respiratório, é expectorante, melhora casos de rinite, sinusite, gripe, resfriado, congestão na nasal e ainda fortalece o sistema imunológico. Por isso, o aroma é muito indicado para limpeza e purificação de ambientes, podendo ser utilizado em difusores.
3. Erva-doce
Tem propriedades calmantes, relaxantes e traz alívio ao estresse projetado no sistema digestório, no estômago e no baixo-ventre. “Age positivamente no sistema nervoso central”, afirma Lucia.
Seu aroma é doce como o do anis e proporciona alívio a desconfortos na região do tórax, agindo sobre os pulmões, os intestinos, o estômago e útero. Além disso, ajuda a controlar ansiedade, pode ser utilizado para regular o ciclo menstrual e no período da menopausa.
4. Laranja doce
Tem aroma cítrico e doce, e também ajuda a controlar a ansiedade. Permite equilibrar as emoções, aliviando inclusive o cansaço. Em massagens, combate à gordura localizada e a celulite. “A doçura no aroma cria um ambiente envolvente, aliviando medos infantis e noturnos, proporcionando segurança e conforto”, conta a profissional.
5. Lavanda
Este um dos aromas mais conhecidos e tem característica floral doce, que acalma e tranquiliza imediatamente. Então, muito utilizado contra insônia, melhora a variação de humor e tensão nervosa. Mas, excelente para cuidar de quem vive de forma muito acelerada, em uma correria constante, pois traz harmonia e aconchego.
Por isso, indicado para tratar psoríase, aliviar cólicas menstruais e estomacais, tendinites, dores nos pés e nas costas, entre muitas outras aplicações.
6. Capim-limão
Seu aroma é cítrico e herbal. Ele cuida da boa memória e alcança a mente, trazendo concentração e criatividade para quem o usa. No ambiente proporciona foco, estimula o raciocínio de forma motivadora e energizante, além de desintoxicar e purificar.
Por exemplo, em massagens corporais age na eliminação de líquidos indesejáveis, o que contribui para eliminar os inchaços e flacidez, ainda controla e combate a celulite.
7. Melaleuca
Este é um óleo de regeneração capaz de retomar o estado natural da saúde. Fortalece a imunidade, bactericida, fungicida, cicatrizante, vermífugo e utilizado para tratar acne, caspa, candidíase, herpes, dores de ouvido e dente, furúnculos, calos, frieiras, micoses de unha e feridas nos pés.
“É excelente para acabar com dores de garganta, basta fazer gargarejos algumas vezes ao dias e ficará livre da dor”, conta Lucia.
Fonte: floriculturaverdeperto