O Dia Mundial do Rock só existe, no entanto, por um pedido de Phil Collins, famoso ator, cantor e baterista
No dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock, uma celebração 100% brasileira que começou a se disseminar no País desde 1990. A data é especial, sobretudo porque o Brasil é o 13º país que mais escuta rock no mundo, segundo pesquisa realizada pelo Spotify em 2018.
O Dia Mundial do Rock só existe, no entanto, por um pedido de Phil Collins, famoso ator, cantor e baterista. Em 13 de julho de 1985, acontecia um dos maiores festivais de rock de todos os tempos: o Live Aid, um megaevento que tinha como objetivo acabar com a fome na Etiópia e teve transmissão ao vivo, pela BBC, para mais de 1,5 bilhão de espectadores.
Durante o evento, Collins declarou entre suas icônicas apresentações que o que acontecia ali era tão importante e tão único na história da música que deveria ficar marcado como o “Dia Mundial do Rock”.
Veja as melhores 10 frases para comemorar o Dia Mundial do Rock
- “Rock’n’Roll não é só usar preto, é usar a consciência e fazer a diferença com atitudes”
- “O rock fala quando as palavras não conseguem expressar o que eu sinto”
- “O rock não se aprende na escola, ele é sentido no dia a dia e em tudo o que a gente faz”
- “Rock é a música tranquila que se usa para dormir, a triste que se usa para chorar ou a pauleira que podemos usar como despertador e energizante”
- “Existem emoções que só um bom solo de guitarra pode causar”
- “Quando eu era jovem, gostava de rock. O tempo passou e eu continuo gostando, só que cada vez mais”
- “Ser rockeiro é ter no DNA o vírus da rebeldia, da loucura e da emoção”
- “Fico feliz de ter nascido em um tempo que existe Rock’n’Roll”
- “A vida pode ser difícil, mas fica mais animada quando a trilha sonora é de rock”
- “As pessoas querem heróis. O rock é algo heroico porque elas contam com ele para se afastar do estilo de vida que levam no cotidiano”
Qual é a origem do Dia Mundial do Rock?
A data celebrada nesse dia porque, em 13 de julho de 1985, acontecia um dos maiores festivais de rock de todos os tempos: o Live Aid, um megaevento que tinha como objetivo acabar com a fome na Etiópia e teve transmissão ao vivo, pela BBC, para mais de 1,5 bilhão de espectadores.
Neste dia, com shows simultâneos em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos), as maiores bandas de rock da época subiram aos palcos, entre elas The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath e, bem, o próprio Phil Collins, que se apresentou nos dois países (e no mesmo dia).
Durante o evento, Collins declarou entre suas icônicas apresentações que o que acontecia ali era tão importante e tão único na história da música que deveria ficar marcado como o “Dia Mundial do Rock”.
Comemoração 100% brasileira
O fato curioso sobre o Dia Mundial do Rock é que a data tem comemoração somente no Brasil. Cinco anos depois do Live Aid, a data se tornou popular porque duas rádios do gênero, a Rádio Rock (hoje 89 FM) e 97 Rock FM propuseram que o dia fosse celebrado anualmente. Desde então, os fãs aderiram à ideia e comemoram o Dia Mundial do Rock nas redes sociais, em festas, bares e eventos diversos.
Outros países do mundo, incluindo a Inglaterra e os Estados Unidos, berços do gênero têm outros dias marcados no calendário para comemorar o rock.
Os norte-americanos, por exemplo, têm três datas distintas para celebrá-lo: a primeira é no dia 9 de fevereiro, o primeiro show dos Beatles nos EUA. A segunda, muito defendida por especialistas, comemorada no dia 5 de julho, em alusão à gravação de “That’s all right”, de Elvis Presley. Por fim, outros estudiosos defendem que o Dia do Rock deve ser comemorado em 9 de julho, por causa do programa “American Bandstand”, de Dick Clark, um dos principais disseminadores do rock no país.
Fonte: exame