No momento, você está visualizando Dourados sedia a 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres
Conferência Regional de Políticas para as Mulheres acontece em Dourados nos dias 24 e 25 de julho, na Câmara Municipal Foto: PM Dourados / Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Caroline Prates

Dourados sedia a 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres

Políticas para as Mulheres em debate na 5ª Conferência Regional de Dourados

Dourados foi sede da 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. Assim, o evento trouxe o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquista para todas”. A conferência, que é promovida pela Prefeitura de Dourados, será realizada na Câmara Municipal.

Assim, o evento reuniu representantes de 11 municípios da região. Eles participaram, conjuntamente, na discussão as condições de vida das mulheres, assim como propuseram estratégias de fortalecimento das políticas públicas de gênero.

A conferência foi desenvolvida pela Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania, bem como pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, com o apoio da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Câmara Municipal de Dourados e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Dessa forma, o evento reúniu diversas instituições, o que contribui para a articulação ampla e integrada, fortalecendo, assim, a organização e o alcance da conferência.

Programação

A programação se estendeu por dois dias. Na quinta-feira (24), os trabalhos começaram às 7h, com credenciamento e coffee break, seguidos por uma apresentação cultural da cantora Ana Paula Lopes. Na sequência, houve a abertura oficial com autoridades e a palestra aula magna “Quebrando silêncio e lendas”, ministrada por Bárbara Nicodemos. Após a aula magna, foi realizado um painel de debates, incluindo a leitura e aprovação do regimento interno. No período da tarde, as participantes discutiram temáticas e a elaboração de propostas.

Já na sexta-feira (25), a programação teve a apresentação cultural de Rosana Daza, seguida pelo momento de aprovação das propostas, eleição das representantes para a etapa estadual da 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e a leitura e aprovação das moções.

Participaramm da conferência representantes dos municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina. Mulheres da região constroem um panorama sobre os desafios que enfrentam e apontam caminhos concretos para avanços sociais e institucionais.

A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em Dourados, Ana Caroline Prates, explicou que a conferência denotou um espaço democrático, de escuta, articulação e construção coletiva entre poder público e sociedade civil.

Objetivo do evento

Assim, o objetivo principal foi fortalecer a participação das mulheres na formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. Entre os objetivos centrais buscou-se ampliar a participação feminina, considerando, sobretudo, a diversidade e a interseccionalidade.

Além disso, elaborou-se um diagnóstico participativo sobre as condições de vida e a efetividade das ações públicas. Bem como, definiu-se prioridades para as políticas de gênero no território regional.

A aproximação com o governo e sociedade civil na implementação de políticas públicas esteve entre os objetivos. Por fim, a conferência elegeu as delegadas que representarão a região na etapa estadual da 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

 

Fonte: PM Dourados