Políticas para as Mulheres em debate na 5ª Conferência Regional de Dourados
Dourados foi sede da 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. Assim, o evento trouxe o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquista para todas”. A conferência, que é promovida pela Prefeitura de Dourados, será realizada na Câmara Municipal.
Assim, o evento reuniu representantes de 11 municípios da região. Eles participaram, conjuntamente, na discussão as condições de vida das mulheres, assim como propuseram estratégias de fortalecimento das políticas públicas de gênero.
A conferência foi desenvolvida pela Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania, bem como pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, com o apoio da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Câmara Municipal de Dourados e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Dessa forma, o evento reúniu diversas instituições, o que contribui para a articulação ampla e integrada, fortalecendo, assim, a organização e o alcance da conferência.
Programação
A programação se estendeu por dois dias. Na quinta-feira (24), os trabalhos começaram às 7h, com credenciamento e coffee break, seguidos por uma apresentação cultural da cantora Ana Paula Lopes. Na sequência, houve a abertura oficial com autoridades e a palestra aula magna “Quebrando silêncio e lendas”, ministrada por Bárbara Nicodemos. Após a aula magna, foi realizado um painel de debates, incluindo a leitura e aprovação do regimento interno. No período da tarde, as participantes discutiram temáticas e a elaboração de propostas.
Já na sexta-feira (25), a programação teve a apresentação cultural de Rosana Daza, seguida pelo momento de aprovação das propostas, eleição das representantes para a etapa estadual da 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e a leitura e aprovação das moções.
Participaramm da conferência representantes dos municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina. Mulheres da região constroem um panorama sobre os desafios que enfrentam e apontam caminhos concretos para avanços sociais e institucionais.
A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em Dourados, Ana Caroline Prates, explicou que a conferência denotou um espaço democrático, de escuta, articulação e construção coletiva entre poder público e sociedade civil.
Objetivo do evento
Assim, o objetivo principal foi fortalecer a participação das mulheres na formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. Entre os objetivos centrais buscou-se ampliar a participação feminina, considerando, sobretudo, a diversidade e a interseccionalidade.
Além disso, elaborou-se um diagnóstico participativo sobre as condições de vida e a efetividade das ações públicas. Bem como, definiu-se prioridades para as políticas de gênero no território regional.
A aproximação com o governo e sociedade civil na implementação de políticas públicas esteve entre os objetivos. Por fim, a conferência elegeu as delegadas que representarão a região na etapa estadual da 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Fonte: PM Dourados