Para superar isso é preciso coragem e confiança para atravessar a dor e sair do outro lado
Como potencializar os objetivos o que você quer realizar em 2024? Para escrever esse artigo fiz essa pergunta pra mim mesma. Primeiramente, observei o que quero realizar em 2024 e escrevi no papel.
Agora, como potencializar esses objetivos que eu escrevi? Existem tantas maneiras de se potencializar algo ou alguém, mas fui além, busquei o verdadeiro significado de potencializar. E, então, entendi que potencializar é especializar. Veja só:
- Potencializar: desenvolver, fomentar, fortalecer, incrementar, intensificar, aumentar, acelerar, agilizar, estimular, fortificar.
- Especializar: aprimorar-se, aperfeiçoar-se, notabilizar-se, distinguir-se, aprofundar-se, qualificar-se, instruir-se.
Ou seja, para conseguir fazer tudo o que eu desejo é necessário disciplina, comprometimento e vontade apaixonada em vencer e superar as frustrações.
Isso nos enche de coragem, nos move a libertação do sofrimento e da ansiedade no caminho da nossa realização pessoal.
Além disso, analisei vários comportamentos que tive em 2023. Vi o que me ajudou e o que me prejudicou até o momento. Meu foco agora é mudar esses comportamentos que me prejudicaram. Certo? OK. Mas, como mudar isso?
Mudar hábitos para potencializar objetivos
“Eu já tentei e não consigo”, “É muito difícil”, “Eu não tenho tempo”, “Só pode ser karma”. Tantas desculpas surgem quando queremos mudar hábitos, ou seja, nos justificamos para nós mesmos!
Mas, a gente só muda se a gente quer. Se a gente faz diferente, muda de comportamento. A gente só muda quando a dor de não estar vivendo a felicidade almejada é maior do que a dor da frustração, porque você enxerga claramente a sua responsabilidade pelo seu fracasso.
E para superar isso é preciso coragem e confiança para atravessar a dor e sair do outro lado. Vamos juntos?
Clareza na Definição de Metas
Imagine se você tivesse um Mapa do Ano que mostrasse o caminho para chegar em seus objetivos. Para chegar lá da maneira mais eficiente possível, você precisa de direções claras, certo?
Mas como manter o foco, a energia e disposição para seguir na jornada e não se deixar levar pelas distrações?
Com organização e planejamento, definindo metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo você pode ter certeza que além de chegar ao seu destino, você vai aprender, evoluir e, desse modo, se divertir muito ao longo do caminho.
Definir metas de maneira clara e específica, facilita a manifestação por causa da intensa interação entre a mente consciente e inconsciente. Assim, a mente vai saber exatamente para onde direcionar sua atenção e esforços.
Cinco passos para ajudar a potencializar seus objetivos
1. Saber onde se quer chegar: Especificidade
- Coloque seus sonhos e objetivos no papel.
- Identifique seu estado atual (onde você está?) bem como seu estado desejado (onde você quer chegar?).
Quando você tem um objetivo definido, ele se torna um farol a te guiar e sua mente pode se concentrar nesse resultado específico com direção e foco.
2. Como saber se estou evoluindo e caminhando em direção ao meu objetivo? Mensurabilidade
Trace um plano de ação. Então, escreva como quer se sentir ao realizar tais metas, e possíveis indicadores do seu progresso. Por exemplo:
- Meta: Quero dormir melhor, ter um sono profundo e regenerador bem como lembrar dos meus sonhos e acordar disposta.
- Plano: Deitar às 22h e acordar às 6h. Fazer um ritual do sono. Jantar mais cedo.
- Indicador: Quantas vezes na semana consegui dormir às 22h? Lembrei dos meus sonhos e os anotei? Estou comendo menos à noite? Meu humor está melhor ao acordar?
Isso não apenas fornece motivação à medida que alcança marcos, mas também oferece a oportunidade de ajustar estratégias, se necessário.
3. Cabeça nas nuvens e os pés no chão. Suas metas podem ser desafiadoras, mas alcançáveis: Alcançabilidade
Precisamos ser realistas e reconhecer que cada coisa tem seu tempo e um caminho a seguir. Se você quer viajar para outro país, é necessário ter um passaporte, verificar a necessidade de visto, comprar a passagem aérea, etc.
Achar que as coisas caem do céu é fantasiar com um mundo que não existe porque isso o que leva à desmotivação e frustração.
Sonhar, visualizar seu desejo já realizado é diferente. Você visualiza sua meta alcançada, sente a alegria dessa realização e, desse modo, você começa a ter intuições e ideias criativas de ações específicas.
As sincronicidades surgem mostrando que o Universo também está te apoiando na realização dos seus sonhos. E o caminho em si se torna parte da sua realização pessoal.
4. E se eu me distrair e desmotivar? Relevância
Metas relevantes estão baseadas em seus valores e propósito de vida. Por isso, quando suas metas são significativas para você, a motivação é naturalmente mais forte.
Por quê e para que você chegar nesse objetivo? O que é inegociável para você?
Sempre que duvidar, sempre que pensar em desistir, ter um propósito é o que vai te mostrar o caminho. E, além disso, pode fazer a gente perceber também que estávamos batendo a cabeça numa parede de vidro.
Quando você não vê a vida tentando te parar, e você lá, insistindo numa coisa que no fundo você não faz por você, é só para agradar aos outros ou para provar alguma coisa.
A paixão no seu coração será o combustível que vai te mover na realização do seu objetivo. Ou seja, o mundo externo é reflexo do mundo interno.
Então focando em COMO VOCÊ QUER SE SENTIR AO REALIZAR ESSE SONHO, cuidar do seu belo estado interior, tudo o que você realizar será alegre e próspero automaticamente, pois vem de um sentimento de conexão consigo mesma, com os outros e com o todo.
5. Para quando? Ontem? Hoje: Temporalidade
Metas com prazo definido têm um cronograma específico. Isso porque cria um senso de urgência e impede a procrastinação.
Só que é preciso ficar atenta à essa urgência porque ela gera ansiedade, você conscientemente e inconscientemente começa a projetar futuros possíveis, agradáveis e desagradáveis, o que tira o foco do que é preciso ser feito agora!
Coloque prazos realistas para suas metas. Inclua tempos de atrasos, pausas, deslocamentos, aprimoramentos e descanso. Uma coisa é procrastinar, outra é fazer escolhas inteligentes que direcionam sua energia evitando desgastes.
Desse modo, facilita o reconhecimento de oportunidades relevantes que podem ajudar a alcançar suas metas. Prazos também fornecem marcos temporais para avaliar e ajustar seu progresso.
Meditação e Visualização
Apresente técnicas que podem ajudar na manifestação de metas, como a Soul Sync e a análise dos sonhos. Então, explique como essas práticas funcionam e como podem ser incorporadas à rotina para alinhar os desejos com ações consistentes.
Muitas vezes não temos clareza do que queremos. Por isso é importante refletir e meditar sobre o que você realmente quer e assim potencializar seus objetivos.
Por quê você quer o que quer? Para quê você quer o que quer? Seu desejo, sua intenção beneficia a quem? Reflita sobre o que você quer sem colocar desculpas e empecilhos nos seus desejos. Lembre-se: O Universo é ilimitado.
Pegou sua bússola?
Se você agora já tem seu mapa definido, os sonhos dormidos são a bússola que te orienta nessa jornada. Assim, eles trazem mensagens do seu espírito, mostrando aquilo que não é possível enxergar à luz do dia.
Uma dica: Se você está em dúvida de qual escolha fazer em determinado momento, antes de dormir, coloque a mão em seu coração e peça para receber essa orientação através de um sonho.
Faca a pergunta e intencione que você vai se lembrar do sonho. Quando acordar, não se mexa muito bruscamente e tente se lembrar do sonho. Anote num caderno ou grave um áudio contando sobre seu sonho.
Que seja um sonho longo ou mesmo uma única imagem que você se recordar. Tudo é válido. Inclusive como se sentiu no sonho, anote também.
Fonte: personare