As Comitivas Pantaneiras celebram os costumes e tradições da região, de 21 de agosto a 26 de setembro
O 1º Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras foi contemplado por meio do Edital 01/2019, no entanto, paralisação devido à pandemia Covid-19. Passou, dessa forma, por uma reformulação para atender aos protocolos de biossegurança e as restrições sanitárias impostas para conter a disseminação do vírus. Ele é financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).
O artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca diz que o objetivo do encontro, em suma, realiza uma manifestação cultural festiva celebrando os costumes e tradições das Comitivas Pantaneiras da região de Coxim.
“A Comitiva Pantaneira é a tradição. Envolve e forma a nossa cultura. A história do homem pantaneiro, portanto, é o modo de falar, os causos, a culinária típica, o tocar do berrante, as bruacas de carga, a trempe. E, ainda, os arreios diversos, os ritmos regionais, a indumentária pantaneira e um monte de coisas mais. Tudo isso vai ser exposto no encontro”, explicou Julio, quem propoz o projeto.
Ações e projetos de incentivo a promoção da cultura
A programação do evento conta com o preparo da culinária típica pantaneira e ainda apresentações culturais referentes a cultura pantaneira.
Para Ariel Albrecht, o projeto é fruto do trabalho conjunto entre o SEBRAE/MS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Ele, por fim, fomenta ações e projetos de incentivo a promoção da cultura pantaneira como fator de geração de emprego e renda, adiciona. “Por meio do conceito de economia criativa, tem promovido o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso do Sul e no Pantanal”.
De acordo com Albrecht, a pandemia afetou mais severamente os segmentos da cultura e do turismo, e projetos como esse são importantes para a retomada destes setores nos municípios da região, com geração de volume de negócios, emprego e renda para as comunidades locais.
O evento acontece de 21 de agosto a 26 de setembro, apenas aos sábados e domingos, das 17h às 20h, na praça da antiga concha-acústica de Coxim.
O projeto também conta com apoio da Gerência Municipal de Turismo de Coxim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Coxim.