Iniciativa do Coletivo de Brechós acontece neste sábado (13) em Campo Grande
A primeira edição do “Vem Garimpar do Seu Bairro”, iniciativa do Coletivo de Brechós, acontece neste sábado (13), no Coophavilla, em Campo Grande. O público poderá garimpar roupas, acessórios e outros itens em 30 brechós locais, com preços a partir de R$ 5.
Os produtos variam entre roupas, calçados e acessórios para todos os estilos. A proposta é incentivar o consumo consciente e a economia circular, mostrando que é possível se vestir bem, economizar e, ao mesmo tempo, reduzir impactos ambientais.
O evento será das 8h às 15h, no Centro Comunitário da Coophavilla II, localizado na avenida Marinha, 725, e tem entrada gratuita.
Em conclusão, os brechós são uma excelente opção para quem quer garimpar produtos de qualidade. Ademais, eles permitem uma economia significativa para o consumidor. Esses espaços, de fato, oferecem itens únicos e, portanto, é possível encontrar peças que refletem um estilo pessoal e se destacam.
Economia circular
Nesse sentido, a prática de comprar em brechós vai muito além de apenas economizar. Isto é, ela incentiva a economia circular. O modelo circular busca manter os produtos em uso pelo maior tempo possível. Em outras palavras, ele se opõe ao sistema linear de extrair, produzir, usar e descartar. A saber, esse modelo foca no reaproveitamento e na redução de resíduos. Assim, ele promove um ciclo de vida mais sustentável para os produtos.
Conforme esse princípio, os brechós atuam como um elo fundamental. Eles prolongam a vida útil de roupas e acessórios. O motivo é que isso evita que milhares de peças sejam descartadas no meio ambiente. Por conseguinte, a compra de segunda mão reduz a necessidade de produzir novos itens. Consequentemente, há uma diminuição do consumo de matéria-prima e de energia. Por analogia, a indústria da moda, que é muito poluente, se torna mais sustentável.
Em suma, aderir ao consumo consciente nos brechós é um passo importante. Ele mostra que pequenas escolhas podem gerar um impacto positivo significativo. Por fim, ao apoiarem os brechós, as pessoas contribuem diretamente para a preservação do planeta. Afinal, elas também apoiam pequenos negócios e fomentam uma comunidade mais consciente. Certamente, iniciativas como o “Vem Garimpar do Seu Bairro” são ótimos exemplos desse movimento crescente.
Fonte: PM CG