Campo Grande ocupa a 13º posição no ranking de cidade mais inteligente do País
A Prefeitura Municipal Campo Grande vem trabalhando para se tornar uma cidade cada vez mais inteligente. Através do uso da tecnologia na gestão, desenvolvimento de recursos, infraestrutura e inovação, essas práticas vêm contribuindo com a vida do cidadão, por exemplo.
Atualmente, a capital ocupa a 13º posição no ranking de cidade mais inteligente do País. De acordo com o ranking do Connected Smart Cities, que tem como objetivo mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.
Campo Grande Inteligente é um programa que vem se aperfeiçoando constantemente, graças aos investimentos por parte da Prefeitura. São quatro eixos que a gestão irá focar nos próximos anos. Isto é, Campo Grande Mais Segura, Campo Grande Desenvolvida e Sustentável, Campo Grande Mais Humana e Cidadã e Campo Grande Inteligente.
Um dos projetos que já está em andamento e promete revolucionar ainda mais os serviços é a implantação da Central de Tecnologia, Inteligência, Planejamento e Monitoramento da Gestão Pública Municipal – uma das metas prioritárias do Plano Municipal de Gestão Estratégica.
Central dará mais eficiência aos serviços de atendimento
A Central integrará ações e dará eficiência aos serviços de atendimento à população, funcionando, nesse sentido, como um instrumento de apoio. Ela será responsável por analisar as informações, acionando os órgãos de atendimento necessários empregando todos os recursos possíveis.
Dessa forma, possibilitará a celeridade às respostas das ações pertinentes à segurança pública, trânsito, clima, obras e outros serviços públicos. O ambiente contará com refrigeração especial, redundância de energia e sustentabilidade de todas as formas.
O plano prevê ainda, a implantação de uma nova rede municipal de internet de alta velocidade, com fibra óptica, interligando as principais unidades administrativas.
Nos últimos anos, desenvolveram-se diversos projetos que não só desburocratizam os serviços públicos como deram mais transparência e agilidade aos processos. Dentre os principais projetos desenvolvidos estão o Fala Campo Grande, o Conecta Campo Grande, o Alvará Imediato, o Portal de Certidões, o Portal +Obras, o Nota Premiada Campo Grande, o Matrícula On-line e o Monitora Saúde.
A Prefeitura também investiu em fibra óptica, troca de equipamentos, como o Data Center e computadores. Somente em fibra óptica, o município mais que duplicou a rede. Isso já está melhorando os trabalhos de telemedicina, reuniões on-lines e tornou possível a implantação dos diversos sistemas que estão facilitando a vida das pessoas.
Cidade mais Inteligente – Investimento
Dentre esses sistemas, um dos primeiros a ser implantado foi o a Plataforma Fala Campo Grande/156. Conquistou o 1º lugar no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O lançamento da ferramenta aconteceu em 2017 e faz a conexão direta entre a Prefeitura e o cidadão. Contudo, já registrou cerca de 200 mil ordens de serviços e se tornou um dos principais canais de comunicação com a sociedade.
De acordo com Paulo Fernando Cardoso, diretor presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), informou que desde 2017, quando começou esta gestão, já foram investidos mais de R$ 20 milhões na compra de equipamentos de rede e computadores.
“Os investimentos que fizemos desde o começo foram preponderantes no momento em que a pandemia nos fez definir novas prioridades, como uma maior necessidade de serviços digitais, aumento do uso da banda com reuniões on-line e trabalho remoto, além de mais localidades conectadas, o que possibilitou usar o sistema da vacinação em mais de 80 locais”, afirmou.
Além disso, a Prefeitura conquistou um prêmio na categoria “Gestão Pública Participativa”, no 2º Congresso Nacional de Prefeitos, em São Paulo. Desta vez com o projeto “Conecta CG – Qr Code”.
O Programa agrega um conjunto de iniciativas em infraestrutura e tecnologia. Dentre elas, o QR Code que fornece informações aos cidadãos sobre os horários e as aulas das modalidades ofertadas pela Prefeitura nos parques e praças. Também há códigos em pontos turísticos para que os visitantes possam conhecer a história e a cultura da cidade.
Investimento em tecnologia e infraestrutura
As obras já receberam a tecnologia e qualquer cidadão pode acessar o cronograma de evolução da obra, as datas de início e prazo para conclusão. Assim também os valores totais, o que já foi gasto, além de disponibilizar para download os documentos que são de interesse público, ou seja, os contratos.
Já o sistema “Alvará Imediato”, aprova digitalmente projetos arquitetônicos, no modelo declaratório, desburocratizando todo o processo. Tem como foco os empreendimentos de baixo impacto, como construções unirresidencial e multirresidencial de até cinco unidades e projetos de construção de edificações para as atividades de comércio (salão comercial) com área de até 500m².
O “Portal de Certidões”, já pode emitir certidões negativas de débitos, tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas, assim com os serviços imobiliários. A grande vantagem é que agora pode fazer isso de casa e sem custo nenhum. Assim, serviços antes cobrados e prestados apenas presencialmente passaram a ser gratuitos e on-line.
Outro grande avanço foi o lançamento do “Portal + Obras”, que permite ao cidadão ter acesso às informações do poder público acessando tudo pelo celular. Por meio de um QR Code, o cidadão entra na plataforma que mostra o cronograma de evolução da obra, as datas de início e prazo para conclusão, os valores totais. Também disponibiliza para download documentos que são de interesse público. O cidadão ainda pode visualizar fotos do andamento da obra.
Cidade mais inteligente traz mais agilidade nos processos
Implantado em 2019, o “Matrícula On-line” trouxe mais agilidade e acabou com as filas de esperas. A plataforma de serviços realiza as matrículas por meio digital durante todo o ano letivo.
Outro projeto que veio facilitar ainda mais a vida das pessoas é o “Monitora Saúde”, finalista no 25° Concurso de Inovação no Setor Público realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O sistema, por exemplo, oferece aos gestores o completo controle de todos os processos da vacinação contra a Covid-19, desde o gerenciamento do estoque de vacinas até a programação da segunda dose.
Aliás, poderá utilizar esta ferramenta em qualquer município brasileiro, já que a Prefeitura de Campo Grande firmou um termo de doação do sistema com o Governo Federal.
“O fato de termos começado a desenvolver o sistema Monitora Saúde em 2020, no início da pandemia, nos deu condições de entregar uma ferramenta completa, alinhada com o que determina o Ministério da Saúde. O módulo de vacinação foi criado a partir do PNI. Fomos aperfeiçoando na medida em que novas regras eram apresentadas, como a possibilidade de enviar mensagem no celular do cidadão, agendamento, previsão da segunda dose, controle do estoque e monitoramento de gestantes vacinadas. Além da carteirinha digital com autenticação via QR-Code, que mais tarde serviu de modelo para o ministério lançar o documento nacional”, finalizou Cardoso.