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A primeira parcela para as ciclovias é de um valor total de R$ 4 milhões

Ciclovias serão ampliadas e interligadas na cidade de Campo Grande

Parlamentares de MS e prefeitura, investem na abertura de novas ciclovias, revitalização das existentes, implantação de ciclofaixas e criação de rotas cicloviárias

O Ministério da Economia liberou R$ 1,5 milhão, recurso alocado por emendas dos senadores Nelson Trad e Soraya Thronike e do deputado federal Vander Loubet, que a Prefeitura de Campo Grande vai investir em ciclovias. Segundo a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, é a primeira parcela de um valor total de R$ 4 milhões. Os dois parlamentares viabilizaram para abertura de novas ciclovias, revitalização das existentes, implantação de ciclofaixas e criação de rotas cicloviárias.

Os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) estão elaborando os projetos. Trabalho, portanto, envolve também consulta aos comerciantes e moradores das regiões impactadas com ampliação de espaços mais seguros para o trajeto dos ciclistas.

Parceria com a Prefeitura

Uma das intervenções já definidas é a extensão da ciclovia da Avenida Gury Marques até a Rua Buenópolis (Bairro Cidade Morena). Projeta-se, portanto, como trecho final do novo acesso às Moreninhas, que o Governo do Estado vai implantar em parceria com a Prefeitura. Em todo trajeto da nova via, de 12,5 km a partir da Avenida Guaicurus, estão programados 6 km de ciclovia.

Quando todo o traçado estiver pronto, quem mora nos bairros nesta região poderá sair da Avenida Gury Marques ao atravessar às Moreninhas. Chegará, como resultado, a transpor a Avenida Guaicurus. E seguir em frente pela ciclovia aberta neste ano, no prolongamento da Avenida Rita Vieira. Já há estudos para interligar esta ciclovia com a da Avenida Interlagos pela Rua Assunção, com ciclofaixa ou rota cicloviária.

Interligação da ciclovia da Gury Marques

Também já é certa a interligação da ciclovia da Gury Marques com a ciclofaixa e a ciclovia já, portanto, existentes na Avenida Cafezais. Isso via de acesso a bairros como Paulo Coelho Machado, Jardim Canguru e Los Angeles.

A ciclovia da Gury Marques se estende até perto do cruzamento com a Avenida Fábio Zahran. Um trecho onde já recebe a denominação de Costa e Silva.

Desse modo, outra intervenção definida é a interligação da ciclovia da Avenida Euler Azevedo com a ciclovia da Orla Morena, um espaço de lazer e convivência. Isto será possível, definifivamente, com a implantação de ciclofaixa ou de uma rota cicloviária na Euler a partir da rotatória com a Avenida Tamandaré. Passa, enfim, pela Ernesto Geisel, subindo a Rua Plutão até a Avenida Tamandaré.

No entanto, diferente das ciclovia ou das ciclofaixas, em que há uma separação física de uma pista exclusiva para a passagem das bicicletas, as rotas são trechos sinalizados das vias destinados a passagem dos ciclistas.

Investimento das ciclovias

Campo Grande tem hoje, em síntese, uma malha cicloviária que se estende por 91 km. Independente da alocação destes recursos federais, que começam a ser liberados, a Prefeitura tem uma série de intervenções previstas para a ampliação desta malha.

Como parte de um termo de compromisso, uma construtora do segmento imobiliário vai implantar uma ciclovia na Avenida Mato Grosso. Interligará, dessa maneira, as ciclovias das ruas Antônio Maria Coelho e Antônio Theodorowich com a da Avenida Dr. Fadel Tajher Iunes, já no Parque dos Poderes.

Quando a nova ciclovia estiver pronta, será possível fazer de bicicleta o trajeto do aeroporto até o Parque dos Poderes. Vai, portanto, atravessar o centro pela ciclovia da Avenida Afonso Pena, ciclofaixa na Rua Professor Luiz Alexandre. E daí chegar a Antônio Maria Coelho ou seguir em frente até o Parque Sóter.

Obras de pavimentação

Segundo o secretário de infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, o projeto de corredor do transporte coletivo da Avenida Calógeras está prevista uma ciclovia de 1,5 km da Avenida Afonso Pena. Isso, por fim, até a confluência com as avenidas Salgado Filho e a Costa e Silva.

No projeto de recapeamento da pista bairro/centro da Avenida Duque de Caxias, está prevista a revitalização da ciclofaixa até a rotatória com o macroanel no Indubrasil. Em Nova Campo Grande, executa-se a primeira etapa das obras de pavimentação. Estão previstas, dessa maneira, ciclovias nas avenidas Amaro Castro Lima e 7, acesso ao polo empresarial Oeste.

O polo prevê uma ciclofaixa na Avenida Solon Padilha. Vai se conectar, em suma, com a da Duque de Caxias. A nova ligação do Bairro São Conrado com o aeroporto e o Nova Campo Grande, prevê faixa exclusiva os ciclistas no prolongamento das avenidas General Alberto Carlos Mendonça Lima e Wilson Paes de Barros.