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Incidente das chaves Pix expos dados como nome de usuário, Cadastro de Pessoas Físicas - CPF, instituição de relacionamento, número de agência e número da conta

Chaves Pix vazadas somam 160,1 mil, comunica Banco Central

Ocorreu entre 3 e 5 de dezembro vazamento das chaves Pix de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções

Cerca de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram dados das chaves Pix vazadas. Informou (21) o Banco Central – BC. Esse foi o segundo vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu em dados cadastrais. Não afetam, portanto, a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostos.

O incidente ocorreu entre 3 e 5 de dezembro. Expos, dessa maneira, dados como nome de usuário, Cadastro de Pessoas Físicas CPF, instituição de relacionamento, número de agência e número da conta. Todas as pessoas com informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Acesso ou do internet banking da instituição.

Exposição das chaves Pix

O Banco Central ressaltou, no entanto, que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix. E pediu, dessa maneira, para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa, dessa forma, que todas as informações tenham vazado. Mas que ficaram, portanto, visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou, contudo, que o caso passará por investigação. Pode-se aplicar sanções. E, ainda, a multa, a  suspensão ou até a exclusão da Acesso do sistema do Pix.

Resposta

Em nota, a Acesso Pagamentos esclareceu ter tomado medidas para garantir a segurança dos dados. “Reforçamos que tomamos, de forma tempestiva, todas as providências necessárias para garantir a segurança das informações mantidas pela companhia”, informou o comunicado.

A instituição de pagamentos orientou, portanto, os clientes comunicados do vazamento a ficarem atentos para possíveis golpes. Mencionou, sobretudo, os envios de links para falsos sites que capturem senhas bancárias. A Acesso ressaltou, no entanto, que os únicos canais oficiais de comunicação são o aplicativo e o site da empresa.

Fonte: Agencia Brasil