No momento, você está visualizando Chatbots podem levar a crises de saúde mental
Chatbots podem levar a crises de saúde mental se não forem usados da maneira correta no dia a dia. Foto: Freepik

Chatbots podem levar a crises de saúde mental

Uso excessivo de chatbots pode causar delírios e crises psicóticas em pessoas vulneráveis, alertam especialistas em saúde mental

O número de pessoas que acessam chatbots para conversar cresce assustadoramente. Sistemas como o ChatGPT ou o Copilot estão sendo, inadvertidamente, utilizados de uma maneira que pode ser muito mais prejudicial que saudável. Ao decorrer do texto, entenda porque o uso excessivo de chatbots podem levar a crises de saúde mental.

Conforme a matéria do jornal The Washington Post alerta, muitos usuários estão simplesmente perdendo a noção de realidade após utilizarem intensamente um sistema de IA generativa, no que está ficando conhecido como psicose de IA.

Chatbots podem levar a crises de saúde mental, a seguir, veja mais detalhes sobre o assunto

Esses casos, na maioria das vezes, envolvem pessoas que passam a acreditar em crenças falsas, delírios de grandeza ou até geram surtos paranoicos nos usuários depois de horas de conversa com um chatbot que, a princípio, funcionaria com uma perigosa terapia gratuita.

Entenda o que é a “psicose de IA”

Não existe um termo clínico ou diagnóstico que afirme que exista a doença. Especialistas em saúde mental explicaram ao jornal que o termo, assim como outros, como “deterioração cerebral”, ganhou força pela internet como uma forma simples para descrever esse tipo de comportamento.