Medida vai auxiliar famílias de camadas mais pobres em Chapadão do Sul
O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug anunciou o Projeto de Lei que prevê custeio da conta de água e esgoto de famílias de baixa renda. Entretanto, o consumo deve ser de até 10 m³ por mês. O Projeto que visa firmar convênio com a Sanesul, enviado para a Câmara de Vereadores (9).
O prefeito explicou a intenção do projeto. Trazer sobretudo um conforto financeiro a essas famílias, ao mesmo tempo que ajuda o comércio local e a conscientização do consumo de água. “Esse dinheiro que as famílias vão economizar com a conta de água, vai ser aplicado no comércio local. Serão mais de duas mil famílias podendo gastar um valor a mais nos mercados, farmácias e demais estabelecimentos sul-chapadenses. Pois é uma ação social onde todos saem ganhando: famílias de baixa renda, comércio local e o meio ambiente”, finaliza.
O Projeto de Lei prevê que somente recebe o benefício do custeio da conta de água e esgoto os imóveis com fins residenciais. Os moradores não podem ter renda familiar superior a dois salários mínimos. Por fim, o consumo de água não pode exceder 10m3, dez metros cúbicos, por mês.
Caso aprovado, caberá a Secretaria de Assistência Social então realizar o levantamento e o cadastramento das famílias aptas a participar do programa. Atualmente a estimativa é que mais de duas mil famílias sul-chapadenses recebam o benefício. O investimento da Prefeitura será, a princípio, de aproximadamente R$ 60 mil ao mês.
Chapadão do Sul planeja melhorar comércio com nova lei
A secretária de Assistência Social, Maria das Dores, ressalta que será necessário cadastrar as famílias no CadÚnico. “Atualmente temos mais de 3800 famílias cadastradas no CadÚnico, e a grande maioria estaria apta a participar deste programa, claro que sempre respeitando o consumo máximo. As famílias que se encaixam nesta renda devem procurar os CRAS que temos em nosso município, para fazerem parte deste possível projeto e de outros que também são oferecidos”, finaliza.
O Executivo Municipal reforça a preocupação com as necessidades das famílias de baixa renda de nosso município com esse Projeto. Afinal, além de subsidiar um dos gastos mais importantes das famílias também auxilia ao uso consciente da água, bem como o aumento de compras no comércio local.
A imprensa local viu o projeto, onde além do prefeito João Carlos Krug e a secretária de Assistência Social, Maria das Dores, estavam presentes os secretários: Itamar Mariani (Finanças e Planejamento), Ricardo Bannak (Seinfra) e Agnes Miler (Governo).
Fonte: PM Chapadão do Sul