No momento, você está visualizando Celulares podem durar até 7 anos; entenda como mantê-los funcionando
Mas as coisas estão finalmente começando a mudar, e o novo número agora é sete. - Foto: Arquivo/ unsplash.

Celulares podem durar até 7 anos; entenda como mantê-los funcionando

Todo smartphone tem uma data de validade

Chega o dia em que as atualizações de software param de chegar e você começa a perder novos aplicativos e proteções de segurança. Na maioria dos celulares, isso costumava acontecer depois de apenas três anos. Mas as coisas estão finalmente começando a mudar, e o novo número agora é sete.

A mudança começou a ser notada pela primeira vez com o novo Pixel 8, da Google, em outubro do ano passado. A empresa disse que havia se comprometido a fornecer atualizações de software para os celulares por sete anos, em vez de três, como era para os Pixels anteriores.

Em 2024, a Samsung, fabricante mais lucrativa de celulares Android, definiu um cronograma de software semelhante para seu Galaxy S24. Em seguida, o Google disse que faria o mesmo com seu Pixel 8A, a versão econômica do Pixel 8, que chegou às lojas nos Estados Unidos recentemente.

Ambas as empresas disseram que expandiram seu suporte de software para fazer com que seus celulares durem mais. Essa é uma mudança em relação à forma como as empresas costumavam falar sobre os aparelhos. Não faz muito tempo, as gigantes da tecnologia lançavam novos dispositivos que incentivavam as pessoas a fazer atualizações a cada dois anos.