Autoridades alertam sobre o surto “explosivo” de casos; organizadores das Olimpíadas, no entanto, rejeitaram as sugestões de que os jogos alimentam o aumento
Tóquio registrou 3.865 novos casos (29/7). E, um dia antes foram 3.177 positivados. E o número dobrou em relação a semana anterior. ‘Nunca experimentamos a expansão das infecções desta magnitude’, disse o secretário-chefe do gabinete, Katsunobu Kato, a repórteres. Ele disse que os novos casos estão aumentando não apenas na área de Tóquio, mas em todo o país.
Os organizadores olímpicos relataram 24 novas infecções entre os participantes dos Jogos, o maior até então, elevando o número total para 193, incluindo atletas, mídia e funcionários e contratados olímpicos.
Autoridades de Tóquio disseram ontem que dois atletas olímpicos estrangeiros estão hospitalizados e 38 outros estão se isolando em hotéis designados na cidade.
Jogos de Tóquio e os números crescentes no Japão
O porta-voz do Comitê Olímpico Internacional, Mark Adams, disse que nada sugere uma ligação entre os Jogos e os números crescentes no Japão. “Pelo que eu sei, não há um único caso de infecção se espalhando para a população de Tóquio por causa dos atletas ou do movimento olímpico”, disse ele a repórteres.
‘Temos a comunidade mais testada provavelmente que em qualquer lugar do mundo, além disso, você tem algumas das restrições de bloqueio mais difíceis na vila do atleta’, acrescentou.
Japão notificou mais de 10.000 novos casos em um dia
Em todo o país, o Japão notificou mais de 10.000 novos casos em um dia pela primeira vez. Tóquio já está sob um vírus de estado de emergência que encurta o horário de funcionamento de restaurantes e bares. E, ainda, os proíbe de vender álcool, e três regiões vizinhas agora devem impor a mesma medida.
O surto de vírus no Japão foi menos grave do que em outras partes do mundo, com 15.000 mortes desde o início do surto. Mas apenas um quarto da população sofre de uma picada dupla e o Dr. Norio Ohmagari, diretor do Centro de Prevenção e Controle de Doenças, disse que o aumento de Tóquio está “caminhando para uma expansão explosiva que nunca experimentamos antes.”
Ft: metronews