O Dia da Ressaca foi criado para conscientizar sobre o perigo e os males causados pelo excesso do consumo de bebida alcoólica
Exagerou no álcool no Carnaval? O seu organismo vai pedir socorro no dia seguinte. Para você não esquecer disso, o brasileiro inventou uma data exclusiva: o Dia da Ressaca, comemorado anualmente em 28 de fevereiro, último dia do mês em que geralmente ocorre o Carnaval.
Assim, comemorar um dia de ressaca pode ser estranho, mas a data também não serve como punição. O Dia da Ressaca foi criado para conscientizar sobre o perigo e os males causados pelo excesso do consumo de bebida alcoólica.
Mas o que é ressaca?
A ressaca é um conjunto de sintomas físicos e mentais que surgem devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, resultando em desidratação, aumento da atividade do fígado e alteração no sistema nervoso.
Aliás, entre os sintomas mais comuns da ressaca estão dor de cabeça, enjoo, mal-estar geral e sede excessiva.
Então, pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas para se recuperar dos danos do álcool.
6 Dicas para o Dia da Ressaca
Em 2024, o Dia da Ressaca vai ocorrer numa quarta-feira, duas semanas depois do Carnaval (13).
Mas você pode aproveitar as dicas a seguir em qualquer dia de ressaca do ano.
1. Limão em jejum
Ao acordar, esprema um limão em um copo de água e tome ainda em jejum. Então, aguarde 40 minutos até tomar o café da manhã. Segundo a especialista Julia Comodo, praticantes de Yoga costumam usar essa receita, pois ajuda a desintoxicar o organismo.
2. Limpeza com suco detox
Após o consumo de bebidas alcoólicas, é preciso limpar o organismo, recarregar as energias e fazer um carinho ao corpo, dando os nutrientes que ele precisa para ter mais saúde e energia.
Por isso, uma boa maneira de ajudar a colocar as toxinas para fora é investir nos sucos detox. Então, veja uma receita super simples indicada por Julia:
SUCO DETOX DE ABACAXI COM HORTELÃ
Ingredientes:
4 rodelas de abacaxi descascado
2 copos de água
2 punhados de hortelã orgânica
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. O abacaxi tem efeitos drenantes e é diurético. A mistura rende dois copos grandes e é ideal para você consumir no lanche da manhã ou da tarde.
3. Hidratação com água de coco com gengibre
Segundo a nutricionista Amanda Regina, a bebida auxilia na recuperação da ressaca e também ajuda a diminuir a dor de cabeça (principalmente enxaquecas).
Assim, a água de coco repõe os minerais do corpo, e os carboidratos presentes nela garantem o abastecimento da energia perdida, revertendo a desidratação ocasionada pelo álcool.
Ingredientes:
2 fatias de gengibre
1 copo de água de coco
Preparo:
Bater tudo no liquidificador e tomar imediatamente, para garantir o aproveitamento de todos os nutrientes.
4. Automassagem para aliviar a ressaca
A dica é da especialista Tahiana Ferraço. Conhecida como Do-in ou automassagem, a prática de apertar uma região do próprio corpo não possui nenhuma contraindicação e pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer local.
Então, que tal testar?
Com o polegar, pressione durante cinco minutos o dedo indicador do pé, na altura da unha.
Descanse por um minuto e volte a repetir o processo.
Pode ser feito em ambos os pés ao mesmo tempo.
Repita quantas vezes forem necessárias, até sentir melhora na sensação de ressaca.
5. Alimentos voltados à hidratação
A especialista Luiza Camargo Mendes alerta: a bebida alcoólica pode ser atraente em dias quentes e em feriados como o Carnaval, mas é preciso ter cuidado com a desidratação causada por sua composição.
Então, para se hidratar, além de muita água, a especialista recomenda alguns alimentos:
Além disso, frutas com mais água na sua composição, como melão, melancia, abacaxi, carambola, maçã, laranja – geladinhas são muito refrescantes.
Se gostar, faça geladinhos de sucos de frutas (sacolé) para ter a mão e se refrescar.
Aliás, os legumes e as verduras também são ricos em água e podem contribuir para uma hidratação mais profunda no verão, além de deixarem as refeições mais leves para esses dias mais quentes.
Escolha os alimentos e bebidas que seu corpo está pedindo, por isso é essencial notar as sensações físicas presentes e estar atento aos sinais que podem lhe indicar, como, por exemplo, muito calor, suor, dores de cabeça ou indisposição.
6. Alimente a sua alma
Pode parecer estranho ou filosófico demais, mas, na verdade, ao nutrir a sua alma, talvez você não recorre ou exagera no consumo de álcool. Consequentemente, você reduzirá a ressaca.
Fonte: terra