Campo Grande vai sediar Primeira Bienal Pantanal com participação de Leandro Karnal
A Primeira Bienal Pantanal (Bienal do Livro de MS), será realizada de 4 a 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento vai reunir 72 convidados de 10 estados do Brasil, além de participantes da Argentina e do Paraguai.
Entre os convidados confirmados estão o escritor Leandro Karnal, a autora Ana Maria Gonçalves e o cantor Almir Sater.
Participação de Leandro Karnal
O professor, escritor, historiador Leandro Karnal participará no dia 5 de outubro, às 19h, para conversar com o público.
O gaúcho se tornou o pensador mais popular do Brasil. Ele tem livros e conteúdos que ajudaram a fomentar o pensamento crítico, social e intelectual da população.
Por meio de sua obra e atuação, ajudou a colocar a intelectualidade e conhecimento em um novo nível de importância, de uma maneira leve, acessível e crítica.
Dentre as obras que é autor, coautor e organizador destacam-se:
- Teatro da Fé: Representação Religiosa no Brasil e no México do Século XVI
- História da Cidadania
- História na Sala de Aula
- Estados Unidos: a Formação da Nação
- História dos Estados Unidos: das origens ao Século XXI
- Conversas com um Jovem Professor
Sua participação em debates na TV e no rádio, somada a uma carreira brilhante como professor e palestrante, o transformaram em uma das vozes mais respeitadas da atualidade dentro ou fora do meio acadêmico.
Karnal é colunista, além de inúmeras colaborações com artigos e entrevistas para veículos como Estadão, Globo, Exame, Istoé, Band, entre muitos outros.
Evento coloca Mato Grosso do Sul no circuito das grandes feiras literárias do país
De acordo com o coordenador da Bienal, Pedro Ortale, o evento coloca Mato Grosso do Sul no circuito das grandes feiras literárias do país. “Mato Grosso do Sul agora se insere no calendário de grandes eventos literários do país, sobretudo proporcionando ao público o acesso aos principais pensadores da literatura contemporânea do Brasil”, afirma.
Outros ilustres convidados
Em julho, a escritora mineira Ana Maria Gonçalves entrou para a história. Isto é, ela se tornou a primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Além disso, aos 54 anos, ela é ainda mais a integrante mais jovem da entidade.
Ana Maria trabalha como roteirista, dramaturga e professora. Adicionalmente, ela é curadora de projetos culturais. Primordialmente, seu foco é fortalecer as narrativas negras no Brasil e fora dele.
Almir Sater será responsável pela abertura da Bienal Pantanal. Isso ocorrerá no sábado, com um show ao lado da banda no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Conforme o repertório, haverá clássicos da carreira. Todavia, terá também músicas dos álbuns mais recentes.
Programação
Serão nove dias de programação gratuita. Ou seja, são mais de 70 atividades contendo 108 horas de conteúdo. Assim, o evento funcionará de segunda a sexta, das 9h às 21h. Nesse sentido, aos fins de semana, funcionará das 10h às 22h.
A Bienal é organizada pelos institutos Ímole e Curumins, juntamente com o Ministério da Cultura e o Governo Federal. Além disso, conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e da Câmara dos Deputados. Por fim o evento tem patrocínio da empresa INPASA.
Fontes: g1 e PUC RS