O Prêmio destaca a importância de esforços coletivos na construção de uma sociedade mais justa e compassiva
Na noite desta quinta-feira (7), com uma festa multicultural, o Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (Cefor) foi palco da cerimônia de entrega do Prêmio Municipal dos Direitos Humanos 2023, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU).
O evento, que já se consagrou como uma celebração anual de destaque na cidade, busca reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se destacam por suas notáveis contribuições à disseminação e defesa dos Direitos Humanos na Capital.
Representando a prefeita Adriane Lopes, a subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, Thais Helena falou da importância do reconhecimento e do apoio aos agentes transformadores que trabalham em prol de um mundo melhor, sem distinções e preconceitos.
“É muito importante que a gente possa neste momento prestigiar essas pessoas, que se se entregam pela defesa e garantia de direitos, contribuindo muito para a transformação da vida de diversas pessoas na nossa cidade e pela construção de uma sociedade mais justa, humana, solidária e consequentemente, por um mundo melhor para todos os povos, raças e credos”, ressaltou.
Campo Grande Prêmio Direitos Humanos
Neste ano, a solenidade prestigiou 40 personalidades, líderes sociais, empresas e instituições comprometidos com a causa. As categorias abrangem áreas diversas, desde a promoção dos direitos de pessoas com deficiência até a defesa dos direitos da população em situação de rua em drogadição.
A iniciativa visa não apenas reconhecer, mas também inspirar a comunidade a se engajar em ações exemplares que promovam a igualdade, inclusão e respeito à diversidade. O Prêmio destaca a importância de esforços coletivos na construção de uma sociedade mais justa e compassiva.
Escolhido para falar em nome dos homenageados, Eduardo Ramirez Meza destacou os avanços que precisam ser celebrados e a importância do respeito às diferenças e o fortalecimento dos pontos comuns. “É preciso olhar para o que já conquistamos e celebrar, mas sem esquecer que a gente ainda tem muito caminho a percorrer. E nessa pluralidade, em meio às diferenças, podemos encontrar pontos de convergência, que nos movem e nos impulsionam a abraçar uma mesma causa, o ato de zelar pelas pessoas e por seus direitos”.
Ao enaltecer aqueles que se destacam em áreas cruciais como igualdade étnico-racial, comunidade LGBT e crianças e adolescentes, a Prefeitura reforça seu compromisso em promover políticas públicas efetivas e garantir a proteção dos direitos fundamentais de todos os cidadãos.
Os agraciados com o prêmio Direitos Humanos são indicados pelas coordenadorias da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos ligados em oito categorias. Confira a lista completa de homenageados:
Indicada Gabinete Subsecretária de Defesa dos Direitos Humanos
 Mirella Ballatore
Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
 Débora Maria de Souza Paulino
 Lailza Fatiam Quelho Lopes
 Nelly Maksoud Rahe
 Raquel Lázaro de Lima Oliveira
Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência
 Andréa De Arruda Bianco
 Caio Henrique Romero
 Felippe Valêncio Oliveira
 Josimara Pasqualini Ribeiro Reese
 Leonardo Leindecker De Freitas
Coordenadoria de Proteção à População de Rua e Políticas sobre Drogas
 Escola Padrão
 Juliano Victurino
 Orlando Rodrigues Peralta
 Silvia Tavares Farina
 Adriane Zadi D. de Assis dos Santos
Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Ana Flávia Paes de Souza
 Antônio Rubilar de Castro Pedroso Junior
 Cláudio Barbosa Da Silva
 Meridiana Arcanjo da Silva
 Pedro Fernandes Costa Gaeta
Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT
Cleronio Nóbrega Silva
 Eliane Aparecida Bittencourt
 Fernando dos Santos Pereira
 Mikaella Lima Lopes
 Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira
Coordenadoria de Defesa da Pessoa Idosa
 Débora Teixeira
 Eduardo Ramires Meza
 Liliana de Matos Rodrigues
 Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante
 Zirleide Silva Barbosa
Coordenadoria de Defesa das Populações Indígenas
Helida Fátima Antonio Julio
 Itamar Jorge Pereira
 Ivanes Gonçalves
 Kali Dias
 Salah Mohamed Hassan
Núcleo de Atendimento Psicossocial e Jurídico
Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti
 Jane Francisco
 Margarida Nonato da Silva
 Nilson Almiro Marques
 Odair José de Melo
Fonte: pm campo grande

 

