Campo Grande é reconhecida como Município Turístico pelo Ministério do Turismo
Campo Grande foi oficialmente reconhecida como “Município Turístico” na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2025, promovida pelo Ministério do Turismo. Assim, a nova categorização substitui o antigo sistema baseado em letras (A, B, C, D e E), adotando três novas classificações. São elas “municípios turísticos”, bem como “municípios com oferta turística complementar” e por fim, “municípios de apoio ao turismo”.
Com essa atualização, cidades que possuem infraestrutura adequada e fluxo significativo de visitantes, como é o caso de Campo Grande, passam a ter classificação como “municípios turísticos”, a categoria mais abrangente. Essa mudança proporciona maior visibilidade ao município, amplia sua participação em programas federais e aumenta seu potencial de atração de investimentos.
Campo Grande atende aos critérios exigidos pelo Ministério do Turismo
“Essa conquista é muito mais do que um reconhecimento oficial; é o símbolo do esforço coletivo e do trabalho técnico da nossa equipe, que se dedica com responsabilidade para atender aos critérios exigidos pelo Ministério do Turismo. Essa nova categorização nos coloca em posição de destaque, abrindo portas para mais visibilidade, acesso a programas e recursos federais, e principalmente, para atração de investimentos que impulsionam o nosso desenvolvimento econômico”, destaca o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior.
De acordo com o Ministério do Turismo, a nova nomenclatura visa tornar a classificação mais clara e alinhada à realidade de cada cidade, facilitando o direcionamento de políticas públicas, investimentos e incentivos específicos para o setor. A atualização permitirá que cada município receba suporte adequado para explorar seu potencial turístico e fomentar o desenvolvimento local.
Vocação natural para o turismo
Campo Grande tem vocação natural para o turismo de eventos, negócios e para valorizar sua rica cultura e belezas naturais. Com essa atualização, a cidade tem agora a oportunidade de potencializar ainda mais essas qualidades, gerar emprego, renda e fortalecer a economia local. A inclusão de Campo Grande como “Município Turístico” reforça sua relevância no cenário nacional. Além disso, fortalece a economia e garante acesso facilitado a recursos federais voltados à infraestrutura, qualificação profissional e promoção do destino.
A reformulação está em conformidade com as diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027. As diretrizes buscam fortalecer o setor e garantir um planejamento mais estratégico e eficiente.
Acesse as informações pelo link www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home
Fonte: PM CG