No momento, você está visualizando Campo Grande destaca ações e educação ambiental no Fórum MS Sustentável
Campo Grande visa destacar ações e educação ambiental no Fórum MS Sustentável. Para debater soluções sustentáveis para o estado de MS. Foto: PM Campo Grande

Campo Grande destaca ações e educação ambiental no Fórum MS Sustentável

O Fórum MS Sustentável começou ontem (2) e continua hoje (3) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande

A sustentabilidade está presente em todos os eixos, mas há uma palavra-chave que precisa ser destacada: informação. É ela que inicia a transformação, promove mudanças de comportamento e impulsiona ações com impacto real. Com essa proposta, o Fórum MS Sustentabilidade iniciou (2) e continua nesta quarta-feira (3), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, reunindo diversos setores para debater soluções sustentáveis para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental de Mato Grosso do Sul.

Sobretudo, o evento promove a integração entre governo, empresas, universidades, startups, terceiro setor e sociedade civil para disseminar boas práticas, apresentar resultados de iniciativas já em andamento e incentivar novas soluções colaborativas. Todavia, a programação inclui painéis temáticos, estudos de caso, talks inspiradores, homenagens, apresentações culturais e premiações.

Campo Grande destaca ações e educação ambiental no Fórum MS Sustentável, a seguir, confira mais detalhes sobre o evento

Com uma gestão municipal comprometida visando Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, Campo Grande tem se destacado nacionalmente com ações concretas. Contudo, entre os exemplos estão o investimento em educação ambiental, entrega de mudas à população e a valorização de espaços verdes.

“Campo Grande é, pela sexta vez consecutiva, reconhecida pela ONU como a capital mais arborizada do Brasil. Hoje, 91% das residências têm uma árvore plantada em frente, o que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade urbana. No Dia da Árvore, vamos entregar mais de 15 mil mudas à população. Acreditamos que, por meio da educação ambiental, conseguimos transformar vidas e gerar uma nova cultura”, destaca Adir Diniz, coordenadora do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). Durante o evento, o FAC apresenta mostra de produtos confeccionados a partir da reutilização incentivando a economia circular.

Campo Grande é uma cidade inteligente que pratica a sustentabilidade. Por isso, o Fórum é fundamental para a compreensão de que a sustentabilidade deve estar integrada a esse conceito.

Para Ana Franzoloso, idealizadora da startup Du Bem – Negócio Sustentável e uma das organizadoras do evento, a informação é o ponto de partida para mudanças reais. “Precisamos unir todas essas pautas, porque o planeta depende da ação coletiva. E isso só será possível se houver informação — é essencial que as pessoas sejam conscientizadas dessa necessidade. Por isso, o fórum começa com informação, com conhecimento, com muitas palestras e conexões. Tudo isso para reforçar que cidades inteligentes são, necessariamente, sustentáveis”, explica.

Esse processo começa em casa, com atitudes simples, como o descarte correto de resíduos. Para que uma cidade se torne inteligente, é indispensável que o cidadão entenda o impacto de suas ações e seja informado sobre o papel que desempenha no coletivo.

Para o secretário-executivo Artur Henrique Leite Falcette, que representou o Governo do Estado, o evento valoriza a transversalidade das pautas ambientais, integrando diferentes frentes em uma construção coletiva

“Estamos tratando de temáticas que são relevantes, transversais e fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Aqui estão reunidos a iniciativa privada, as organizações da sociedade civil e o poder público, com representantes de diversas áreas. É dessa forma que a sustentabilidade deve ser discutida — com pluralidade e cooperação. Mais do que a programação em si, esse espaço permite o intercâmbio de experiências, o aprendizado mútuo e, quem sabe, a incorporação de novas parcerias e instituições ao nosso trabalho.”

A educação ambiental desde a infância também tem papel central na construção de uma sociedade mais consciente. Para a primeira-dama Mônica Riedel, investir na formação das crianças é garantir adultos mais preparados para enfrentar os desafios do futuro. “A educação é o caminho inicial para a transformação. Quando uma criança aprende sobre sustentabilidade, ela leva esse conhecimento para casa, influencia os pais e cresce com consciência. É assim que formamos adultos comprometidos com o futuro do planeta.”

Temas que serão debatidos no Fórum MS Sustentável

O fórum abordará diversos temas, divididos em eixos: Meio Ambiente, Agro, Negócios, Turismo Sustentável, Moda Sustentável, Economia Criativa e Circular, Saúde, Educação, Movimento ODS e Cultura. Por outro lado, também há exposição de produtos, feira com roupas, calçados e acessórios de brechó e moda sustentável.

Programação – Principais destaques

Dia 03/09 (quarta-feira)

Case: “Lixo Zero na Saúde” (Hospital São Julião)

Painéis com CRF/MS, Saúde Única, Associação Brasileira de Acupuntura

Talk: Saúde Mental e Sustentabilidade

Debates com Movimento ODS/MS e ações climáticas

Painel universitário com UFMS, UEMS, UCDB e UNIGRAN

Premiação de iniciativas – Academia Lixo Zero

Leitura da Carta COP 30

Encerramento com homenagem cultural a Delasnieve Daspet

Palestrantes confirmados

Ana Cristina Franzoloso (Du Bem Sustentável), Fabrício Berton (Berpram), Gracita Barbosa (Academia Lixo Zero), Lucas Galvan (SENAR/MS), Bruno Maddalena (Hospital São Julião), Isabella Montello (SEBRAE/MS), Paulo Bitar (RD2Buzz Europa), Beatriz Branco (Angi Chocolates), representantes da SEMADESC, AGEMS, FIEMS, Fundtur, universidades e startups da economia circular.

Convidados especiais: Tatiana Monteiro de Barros e Coronel Ângelo Rabelo – referências nacionais em sustentabilidade.

Fonte: PM Campo Grande