Sesc Teatro Prosa em Campo Grande apresenta solos e lança revista TORÓ
O Sesc Teatro Prosa em Campo Grande recebe, de 29 a 31 de outubro, a programação do Plataforme-se, com duas noites de solos de dança e, no último dia, o lançamento e leitura pública da revista de pesquisa em dança TORÓ.
As atividades são desdobramentos do projeto TORÓ – Residência Artística, que investiga processos criativos em dança, e traz percursos documentados na publicação. Todos os eventos serão seguidos por uma roda de conversa e contarão com Tradução em Libras. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no Sympla, sujeitos a lotação do espaço.
Programação:
29/10 (quarta-feira) | 19h – Solos de Dança
Classificação Livre
Espetáculo “Matéria”, com Társila Bonelli
Mentoria: Janaína Lobo
Em busca de comunicar-se e ser ouvida, Társila cria uma “matéria-dança” que, principalmente, se constrói e, por outro lado, se destrói. Dessa forma, provoca uma reflexão sobre como as palavras e gestos alteram, sobretudo, as estruturas civilizatórias.
Espetáculo “Bacu”, com Daniel Andrade
Mentoria e direção: Neemias Santana e Ralfer Campagna
Essa performance aborda, sobretudo, a dissociação das fronteiras entre o ser humano e o monstro. Assim, acontece um exercício contínuo de expressão corporal que se estabelece nas rachaduras da existência.
30/10 (quinta-feira) | 19h – Solos de Dança
Classificação Livre
Espetáculo “Frenesi”, com Eduarda Zubieta
Mentoria: Janaína Lobo
Um estudo, sobretudo, sobre um corpo feminino fragmentado, questionando a espetacularização do desejo. Assim, o selvagem e o controlado se misturam, explorando obsessão, vulnerabilidade e erotismo.
Espetáculo “Meio de Escape”, com Ariel Lukas
Mentoria: Neemias Santana
A performance investiga, sobretudo, a memória, o tempo e a impossibilidade de dançar, em meio aos destroços de uma civilização. Assim, o intérprete tenta, continuamente, encontrar uma saída, tocando o cotidiano e suas rupturas.
31/10 (sexta-feira) | 19h – Lançamento e leitura pública da Revista TORÓ
Classificação Livre
Por fim, no último dia da programação, os artistas compartilham a Revista TORÓ, publicação que documenta as investigações da residência artística. O evento inclui, acima de tudo, uma leitura do conteúdo. Em seguida, haverá uma roda de conversa aberta sobre processo, linguagem e caminhos de criação. A roda de conversa conta com a participação da professora doutora em Artes Aline Serzedello Vilaça, da pesquisadora e graduanda em dança Kiunna Rodrigues e do escritor Febraro de Oliveira.
O projeto irá, ainda, imprimir 100 revistas, que serão distribuidas, gratuitamente, para espaços de formação do Estado, como bibliotecas e universidades. Além disso, uma versão online também será disponibilizada em PDF. Ademais, haverá, ainda, uma versão para ser ouvida no site do Plataforme-se, como ação de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Sobre o Plataforme-se
Criado em 2017, o Plataforme-se é um espaço de criação e colaboração artística, focado inicialmente nas relações entre corpo, câmera e cidade. Coordenado pelos artistas de dança Ralfer Campagna e Jackeline Mourão, a plataforma realiza projetos autorais, atividades formativas e promove o diálogo entre dança, performance e audiovisual. Além disso, fortalece a produção coletiva e o desenvolvimento de iniciativas independentes.
Serviço
O Sesc Teatro Prosa está localizado na Rua Anhanduí, 200. Informações pelo telefone (67) 3311-4300 ou pelo WhatsApp (67) 3311-4417. Acompanhe as ações do Sesc Cultura no Instagram @sescculturams, Facebook/sescculturams e no aplicativo “Encontre no Sesc”.
Fonte: Ascom Sesc Teatro Prosa CG





