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A Câmara de Campo Grande, aprovou um requerimento para convocar a concessionária CCR MS Vias e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para prestarem explicações sobre a falta de investimentos na BR-163. Foto: Divulgação

Câmara de Campo Grande convoca CCR e ANTT para esclarecer falta de investimentos na BR-163

Na sessão ordinária da Câmara de Campo Grande, (11), os vereadores decidiram que vão convocar a CCR MS e a ANTT, para prestar explicações sobre os poucos investimentos na BR-163

Os vereadores da Câmara de Campo Grande aprovaram um requerimento para convocar a concessionária CCR MS Vias e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a prestarem esclarecimentos sobre os investimentos na BR-163, especialmente no trecho de acesso ao Jardim noroeste. Desse modo, o vereador Professor Riverton apresentou uma medida que foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária (11).

O requerimento destaca que “a atuação da CCR MS Vias impacta diretamente o município, seja em relação à infraestrutura viária, ao trânsito, à segurança, ao meio ambiente ou ao desenvolvimento econômico. Portanto, é de interesse do município que a Câmara Municipal possa fiscalizar a concessionária e obter informações sobre suas atividades”. O documento também menciona a “ocorrência de diversos acidentes nos km 483 e 484, e a necessidade de garantir a segurança dos usuários da rodovia”.

A convocação ocorre após uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, na última sexta-feira, para discutir a falta de segurança no local. Representantes da CCR e da ANTT foram convidados, mas não compareceram. Contudo, a concessionária enviou documentos mencionando medidas a serem adotadas, sem apresentar detalhes sobre as intervenções. O evento reuniu moradores da região, deputados federais, além de representantes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Militar, Polícia Civil, Samu e prefeitura.

O vereador Professor Riverton afirmou que a Câmara Municipal tem a responsabilidade de cobrar providências

“Pessoas elegeram a todos nós, e existem pessoas no Município de Campo Grande. É responsabilidade nossa sim. Ali vidas se foram, foram sete mortes e mais de 300 acidentes”, declarou. Ele também criticou a ausência da ANTT no debate e mencionou a participação de deputados federais, senadores e deputados estaduais na discussão.

Durante a Audiência Pública, moradores do Jardim noroeste e de bairros vizinhos relataram dificuldades enfrentadas no trecho da rodovia. A presidente da Associação de Moradores do Jardim noroeste, Valmira Rigoti, destacou problemas na entrada do bairro e relembrou o acidente que vitimou o motociclista Roger de Almeida Barbosa, 33 anos, no dia 27 de janeiro. “Era um trabalhador, pai de família. Ele saiu para fazer serviço no Taquaral, mas não retornou para sua casa. Seus filhos estão lá sem o pai. Não queremos que ele seja só um número na estatística”, afirmou.

O superintendente da PRF de Mato Grosso do Sul, João Paulo Pinheiro Bueno, informou que, de 2022 a 2025, ocorreram mais de 15 mortes na BR-163, entre a saída para Três Lagoas e a saída para Jaraguari. Ele cobrou soluções imediatas para o problema. “Moradores de bairros como noroeste e Nova Lima precisam chegar em casa em segurança”, declarou.

Vereador Landmark, ressalta que é necessário investigar porque retiraram as sinalizações no trecho da rodovia

O vereador Landmark, que secretariou a Audiência, ressaltou a necessidade de investigar a retirada de sinalizações no trecho da rodovia. E cobrou a instalação de redutores de velocidade. Todavia, o vereador Flavio Cabo Almi afirmou que a responsabilidade está nas mãos da CCR. “Vamos cobrar rigorosamente”, disse. Já a vereadora Luiza Ribeiro defendeu a implantação de medidas para redução da velocidade e melhorias no acesso ao bairro.

O deputado federal Vander Loubet destacou que a Bancada Federal destinou R$ 90 milhões para obras na rodovia, incluindo um viaduto na entrada do Jardim Noroeste e outro na rotatória da Coca-Cola, cobrando a execução dos projetos. Contudo, o deputado federal Marcos Pollon afirmou que já encaminhou denúncias ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal sobre a atuação da concessionária.

Por fim, o superintendente de projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Campo Grande, Múcio Teixeira, afirmou que a pasta está desenvolvendo o projeto para a construção do viaduto na entrada do Jardim noroeste. E, por outro lado, destacou a necessidade de um novo Anel Rodoviário na cidade.

Fonte: Câmara de Campo Grande