O caldo de piranha leva abóbora, mandioca, carne oreada e faz sucesso entre os turistas
Localizado às margens do Rio Miranda, o Pantanal Jungle Lodge integra a Rota Gastronômica com o caldo de piranha como prato assinatura. O projeto, apoiado pelo Sebrae/MS, via Programa Pró Pantanal, e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, é voltado para o desenvolvimento econômico e turístico da região pantaneira. Assim, valorizando os sabores típicos e promovendo o turismo gastronômico.
O caldo de piranha leva abóbora, mandioca, carne oreada e faz sucesso entre os turistas. Aliás, a receita escolhida para compor a Rota Gastronômica Pantaneira, representando o Pantanal Jungle Lodge. O refúgio fica localizado na Estrada Parque Pantanal Sul e oferece serviços de hotelaria e atividades turísticas.
O Pantanal Jungle Lodge tem uma arquitetura arrojada, que mistura madeira sobre palafitas do estilo rústico-vintage ao toque moderno com sustentabilidade. Entretanto, o design dos ambientes se integra à natureza por passarelas que se estendem por trilhas e para uma varanda com vista panorâmica do rio e da rica vida selvagem pantaneira.
Caldo de piranha na Rota Gastronômica
Entre os passeios estão safári fotográfico, cavalgada pantaneira, flutuação no rio, canoagem, pesca de piranha, acampamento selvagem, focagem noturna e muito mais. Aliás, durante os passeios é possível avistar animais que só o Pantanal tem, como jacarés, lontras, tamanduás, tuiuiús, e se der sorte, a onça pintada.
Além disso, durante a estádia no Pantanal Jungle Lodge e para todas as atividades e experiências, o refúgio conta com guias nativos, experientes, bilíngues e que conhecem cada cantinho da nossa região.
No restaurante do hotel receitas regionais servidas em todas as refeições, incluindo opções para vegetarianos e veganos. Desse modo, os tradicionais itens da culinária brasileira ganham acompanhamentos típicos do Pantanal com peixes, carnes e temperos especiais.
O Pantanal Jungle Lodge conta com 21 apartamentos, todos com ar condicionado, frigobar, banheiro privativo e varanda com vista panorâmica para o rio Miranda. Além disso, os apartamentos são divididos em quatro categorias conforme sua configuração de camas.
Sobre a Rota Gastronômica
O projeto Rota Gastronômica, lançado em dezembro de 2022, tem como objetivo valorizar a cultura local, a geração de emprego e renda para os profissionais envolvidos na cadeia produtiva da gastronomia, a atração de turistas interessados em conhecer a culinária pantaneira, e a divulgação da região em âmbito nacional e internacional.
Assim, enxergando o potencial do turismo gastronômico aliado ao bioma, o Sebrae/MS, via programa Pró Pantanal, e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, se uniram para apoiar a realização da Rota Gastronômica Pantaneira.
O roteiro do itinerário pensado e desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado. Em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de Gastronomia e chef sergipano, Moacir Sobral.
Conheça os estabelecimentos e seus pratos no canal do Youtube da Rota Gastronômica Pantaneira.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul). E Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Portanto, para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.
Fonte: g1