Mais de 7 milhões de pedidos foram feitos de forma virtual e nos cartórios para regularização ou emissão do título de eleitor
Nesta reta final do cadastro eleitoral para as eleições de outubro, mais de 7,2 milhões de pessoas entraram com pedidos na Justiça Eleitoral nos últimos 30 dias. Surpreendentemente atingindo o recorde histórico de atendimentos. Além disso, a maior parte dos requerimentos, mais de 4 milhões, foi feita de forma presencial nos cartórios.
Por outro lado, 3 milhões de pessoas fizeram solicitações virtualmente, por meio do Título Net. O prazo para regularização terminou nesta quarta (4).
Entre os pedidos, há solicitações para emissão do título de eleitor, mudança de domicílio eleitoral, alteração de dados pessoais e revisão para regularizar inscrições canceladas.
Após o portal da Justiça Eleitoral apresentar instabilidade no atendimento na segunda-feira por conta da sobrecarga de acessos. O TSE determinou que os serviços que não impactam a retirada ou regularização dos cadastros eleitorais ficarão fora do ar até essa quinta-feira (5). O sistema para regularização do título de eleitor voltou a funcionar na terça (3).
Aliás, todos que iniciarem os pedidos do cadastro eleitoral até as 23h59 no portal (tse.jus.br) terão os requerimentos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. Mas o prazo de resposta é de até um mês.
No dia 11 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral vai divulgar quantos brasileiros estão aptos a votar nas eleições de outubro.
Os debates entre os candidatos a Presidência da República já tem data marcada em diversas emissoras de TV como: Band, Rede TV e Jovem Pan. A princípio deve ocorrer no início oficial da campanha.