“As perspectivas para a safra de soja são boas, apesar das preocupações climáticas relacionadas à regularização das chuvas”
A colheita de soja do Brasil deve alcançar 153,4 milhões de toneladas na safra 2022/23, estimou a Agroconsult (11), em projeção que antecede a expedição técnica Rally da Safra, citando condições favoráveis para as lavouras em geral.
A expectativa é de recorde de produção apesar de um tempo mais seco para as lavouras no início do ciclo no Rio Grande do Sul.
Assim, os agricultores devem registrar produtividades subindo para 59,2 sacas de 60 quilos por hectare, de 51,8 sacas no final da temporada passada, estimou a consultoria.
A expectativa toneladas de soja no Brasil
A expectativa de produção, que está em linha com a última previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgada no mês passado, ocorre em momento de início da colheita da nova safra de soja, permitindo que os comerciantes comecem a exportar a produção de 2023 para países como a China.
“As perspectivas para a safra de soja são boas, apesar das preocupações climáticas relacionadas à regularização das chuvas”, disse André Debastiani, coordenador do Rally da Safra, em entrevista coletiva.
Aliás, as chuvas escassas atrasaram o plantio de soja, disse ele, levantando questões sobre rendimentos e produção.
No entanto, Debastiani observou que as chuvas foram distribuídas de maneira mais uniforme nas regiões produtoras do Sul. O que pode ajudar a evitar o tipo de perda relacionada à seca que os agricultores sofreram no ano passado.
Mesmo abaixo da expectativa para a média nacional, a produtividade da soja no Rio Grande do Sul é estimada em 51,5 sacas por hectare. Um salto em relação às 27 sacas por hectare da temporada passada, quando uma seca destruiu grande parte das lavouras, mostram dados da Agroconsult.
Para o milho, a consultoria espera 29,6 milhões de toneladas na primeira safra, avanço de 14% ante o ciclo anterior.
Se os agricultores plantarem em 17,5 milhões de hectares de milho segunda safra, como esperado pela Agroconsult. Além disso, a produção poderá atingir 101,3 milhões de toneladas, cerca de 9 milhões de toneladas a mais do que em 2022, acrescentou.
Portanto, com isso, a produção total de milho teve estimativa em 130,9 milhões de toneladas em 2022/23.
Fonte: msn