Você está visualizando atualmente AUTOIMUNE: Entenda a doença rara de Céline Dion, síndrome da pessoa rígida
A síndrome da pessoa rígida afeta uma a cada 800 mil pessoas, estando associada a outras doenças autoimunes, como tireoidites ,  diabetes tipo 1 e vitiligo

AUTOIMUNE: Entenda a doença rara de Céline Dion, síndrome da pessoa rígida

De forma geral, a condição é mais comum após os 50 anos e em mulheres, em uma taxa de 60%, afirma o médico

A cantora canadense Céline Dion revelou ter recebido o diagnóstico da síndrome de stiff-person, ou Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), em relato compartilhado nas redes sociais. Sendo assim, a condição é uma doença neurológica rara que causa rigidez muscular progressiva e espasmos dolorosos.

” De fato, tenho lidado com problemas de saúde há muito tempo e está sendo bem difícil para mim encarar esses desafios e falar sobre tudo o que venho passando”, afirmou  Céline em vídeo publicado na quinta-feira (8).

“Enquanto ainda estamos aprendendo sobre essa condição, agora sabemos que isso é o que tem causado todos os espasmos que tenho tido”. Relatou a cantora, que cancelou oito shows que faria em 2023 e adiou parte deles para 2024.

No entanto, a SPR é uma doença autoimune e as causas exatas ainda são estudadas.

O que é a  Síndrome da Pessoa Rígida que Céline Dion tem 

A síndrome afeta uma a cada 800 mil pessoas, estando associada a outras doenças autoimunes, como tireoidites ,  diabetes tipo 1 e vitiligo , explica o Dr. Roger Gomes, neurologista na Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Especialidades Jardim São Luiz, gerenciada pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

De forma geral, a condição é mais comum após os 50 anos e em mulheres, em uma taxa de 60%, afirma o médico.

Na gravação, Céline disse que os espasmos causados pela doença têm afetado o dia a dia dela de várias maneiras. Causando dificuldades que vão desde o caminhar até a usar as cordas vocais para cantar da maneira que ela estava acostumada.

De acordo com a Dra. Karin Mitiyo Corrêa, neurologista da Clínica Gravital São Paulo pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os  espasmos sentidos por Céline podem ser desencadeados por barulhos muito altos ou até mesmo por um toque leve na pele. Assim, eles ainda podem sentir no abdome e na musculatura respiratória, podendo levar a uma insuficiência respiratória.

Aliás, certos pacientes, segundo a neurologista, desenvolvem até mesmo ansiedade e medo de sair de casa.

Em alguns casos, a SPR pode acometer apenas uma região do corpo, em outros, pode levar a movimentos anormais, incoordenação, dificuldade para falar e engolir e paralisia dos olhos.

entenda-a-doenca-rara-de-celine-dion-sindrome-da-pessoa-rigida

Fonte: folhape