Vulnerabilidade permitia que aplicativos maliciosos obtivessem privilégios elevados nos dispositivos, comprometendo dados dos usuários
Atualmente a Apple lançou atualizações urgentes para seus sistemas operacionais (iOS, iPadOS e macOS) , corrigindo uma grave falha de segurança. Assim, essa vulnerabilidade “Dia Zero” afeta o Core Media, componente que gerencia arquivos de mídia em diversos dispositivos da Apple.
Em suma, a brecha permitia que hackers obtivessem acesso aos dados dos usuários.
Sem as atualizações, a falha atingia toda a linha de produtos da Apple
Nesse sentido, a atualização corrige a falha em toda a linha de produtos da Apple. Incluindo iPhones, iPads, Macs, Apple TVs, Apple Watches e o Vision Pro. Entretanto, a empresa não divulgou detalhes sobre como a exploração estava ocorrendo nem quem eram os alvos, tampouco creditou a descoberta da falha a algum pesquisador de segurança.
A falha, que afetava iPhones com versões de software anteriores ao iOS 17.2, lançado em dezembro de 2023, poderia ser explorada para conceder aos hackers “privilégios elevados”, permitindo o controle de diversas funcionalidades do dispositivo.
A Apple confirmou que a vulnerabilidade estava sendo ativamente explorada por hackers, o que significa que usuários desatualizados estavam em risco.
Como mencionado antes, a vulnerabilidade permitia que aplicativos maliciosos obtivessem privilégios elevados nos dispositivos. Assim, comprometendo dados dos usuários, que devem atualizar seus dispositivos o mais rápido possível para: o iOS 18.3, iPadOS 18.3, macOS Sequoia 15.3, tvOS 18.3, visionOS 2.3 e watchOS 11.3.
O que é iOS?
O iOS é o sistema operacional para aparelhos móveis desenvolvido pela Apple e lançado em 2007 junto com o primeiro iPhone. O lançamento teve um grande impacto sobre o mundo da tecnologia ao apresentar uma interface de uso intuitivo através de uma tela sensível ao toque e com a possibilidade de acessar as mais variadas ferramentas e aplicativos pelo celular.