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Uma pessoa com assertividade profissional pode ser definida, como alguém que alcançou o equilíbrio entre a passividade e agressividade.

Assertividade profissional entenda o que é e como conquistá-la

Sendo Você já ouviu falar em assertividade? Esta qualidade amplamente discutida e desejada no meio organizacional

Uma pessoa com assertividade profissional pode ser definida, em poucas palavras, como alguém que alcançou o equilíbrio entre a passividade e agressividade. Para conhecer mais sobre característica e como desenvolvê-la, acompanhe a leitura do artigo a seguir.

Definição de assertividade profissional

A assertividade é entendida como uma característica importante para o trabalho em diferentes âmbitos, como na relação com o cliente, com os colegas de trabalho ou entre líder e colaborador.

De acordo com o dicionário Michaelis, uma pessoa assertiva é afirmativa. Mas na Psicologia, quando se trata do sentido mais usado hoje em dia, a assertividade diz respeito a uma característica mais complexa de comportamento.

Para a Psicologia, alguém assertivo é quem sabe se expressar sem se deixar dominar pela ansiedade ou agressividade, mas também sem se omitir. O indivíduo assertivo tem a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, emoções e pensamentos sem prejudicar ninguém.

Sendo assim, a assertividade pode não fluir espontaneamente para algumas pessoas. Em geral, seus extremos que facilmente encontrados no meio corporativo: a passividade ou a agressividade.

Passividade

O colaborador com comportamento passivo não se impõe para expressar suas necessidades, muito menos sua opinião. Dentro de hierarquias mais tradicionais, onde a chefia pelo medo ainda é valorizada, este tipo de profissional é até elogiado por sua passividade.

Só que este profissional pode ter grandes ideias e poderia contribuir para o trabalho de forma mais ampla, mas não o faz, às vezes até por timidez. Assim, o trabalho que poderia ser muito mais eficiente acaba levando mais tempo e gerando até menos resultados.

O passivo é também conhecido por “engolir sapos”. Por não se expressar diante de situações estressantes ou que considera impróprias, ele vai acumulando todas estas frustrações. Ocorre que, em algum momento, todo este acúmulo poderá levá-lo a “explodir” em um comportamento adoecedor ou agressivo.

Agressividade

A agressividade é o outro extremo da passividade. O colaborador agressivo não tem tato ou empatia. Em geral, ele se comporta de forma explosiva e até desrespeitosa com os demais. Há quem veja o lado positivo desta postura, afinal o colaborador agressivo visa ao resultado. Mas para este fim, ele está disposto a passar por cima de tudo e todos.

O colaborador agressivo ouve pouco o que os demais têm para contribuir, e por vezes podem ter até comportamentos antiéticos. Esta postura pode gerar conflitos entre a equipe, levando a perdas de eficiência e de talentos.

Como você viu, apesar de ambos serem comportamentos “auto preservativos”, não são os mais recomendados para um ambiente de trabalho saudável e eficiente. Alcançar o equilíbrio para conquistar a assertividade pode até parecer difícil a princípio, mas é totalmente possível. Uma empresa com equipe assertiva em diferentes escalas hierárquicas traz apenas benefícios para a organização. Entenda melhor a seguir:

Consequências favoráveis da assertividade profissional

Um ponto importante que é necessário estar claro é que a assertividade é uma habilidade. Portanto, ela pode ser desenvolvida, mesmo naquelas pessoas comumente passivas ou agressivas.

A assertividade só traz benefícios. Uma pessoa assertiva expressa:

  • Autoconfiança;
  • Credibilidade;
  • Profissionalismo.

E qual empresa não quer passar esta mensagem? Mas não basta passar uma imagem inicial positiva. Na prática do dia a dia, a assertividade é expressa em outros comportamentos.

 

Fonte: tuacarreira