O TikTok tem se tornado uma plataforma para dicas de saúde curiosas e muitas vezes questionáveis
Muitos perfis conseguem viralizar no TikTok com essas dicas de saúde, chamadas de “life hacks”. É como se fossem atalhos para conseguir benefícios para a saúde usando métodos pouco convencionais.
No entanto, a maioria dessas práticas não tem respaldo científico. Uma matéria do The Guardian analisou algumas das dicas:
Elásticos nas orelhas reduzem o inchaço facial?
A ideia de usar elásticos nas orelhas para reduzir o inchaço facial, foi difundida na rede social, mas não há evidências na ciência que a suportem. Embora massagens linfáticas possam reduzir temporariamente o inchaço, não há dados sobre a eficácia dos elásticos.
Alho no nariz para limpar vias nasais
A alegação de que colocar alho no nariz pode limpar as vias nasais é falsa, já que a produção de muco ocorre como uma reação ao cheiro do alho, e não por uma “liberação” de muco.
Óleo de rícino no umbigo
- Outras tendências, como a prática de colocar óleo de rícino no umbigo para melhorar a digestão, também carecem de provas científicas.
- Apesar de suas raízes na medicina ayurvédica, a ideia de que o umbigo pode absorver óleos essenciais de maneira eficaz não é sustentada por pesquisa científica.
- Além disso, o uso de remédios caseiros como esses pode acarretar riscos, como reações alérgicas.
Mistura que seria um “Ozempic natural”
- Uma mistura de aveia com limão tem divulgação como algo que tenta imitar o efeito de perda de peso do medicamento Ozempic, mas não há evidências de que isso funcione.
- O nome dado ao remédio caseiro é “oatzempic”, em um trocadilho com o nome do medicamento e oats, aveia em inglês
- A aveia pode ajudar a controlar o peso devido à fibra beta-glucana, mas não de forma semelhante ao medicamento.
Fechar a boca com uma fita melhora a respiração ao dormir?
Por fim, a fixação bucal, onde as pessoas fecham a boca com fita adesiva para melhorar a respiração nasal e reduzir o ronco, tem resultados mistos. Embora tenha mostrado benefícios em estudos pequenos para reduzir o ronco, pode ser perigosa para pessoas com apneia obstrutiva do sono ou dificuldades respiratórias.