Água, poda correta e atenção são elementos essenciais para ter frutas fresquinhas direto do pé
O especialista em Botânica Milton Longo explica que ter um pomar no quintal de casa ajuda o ecossistema e oferecem recursos à fauna. A relação entre as espécies é importante neste momento.
Imagine você acordar cedinho, ir ao quintal de casa e colher as frutas do café da manhã. Ter um pomar em casa não é nada difícil e aconselhado por especialistas em Botânica. Porém, quais são os cuidados e as formas corretas para ter árvores frutíferas em casa?
“Em todas as fases, as plantas têm convivência com um bicho, seja uma ave ou inseto. Seja na floração ou na frutificação. Temos frutos bem carnosos e que tem aceitação da fauna. A maior parte das flores também atraem abelhas e beija-flores”, explicou o botânico.
Longo dá o passo a passo para cuidar e ter um pomar no quintal de casa.
Leia abaixo as dicas do especialista.
- Fique atento à procedência das mudas;
- Prepare a terra com um substrato bom, seja com adubo orgânico ou compostagem;
- Não plante as mudas de árvores frutíferas próximo a edificações, caixas de esgoto ou fiação;
- Faça uma cova que consiga comportar as raízes da muda;
- Na hora de plantar, destaque o saco da muda e espalhe as raízes da planta;
- Após o plantio, encharque a muda com pelo menos 5 litros de água;
- Mantenha a muda úmida;
- Regue a árvore semanalmente.
O especialista dá uma dica extra. Longo explica que a maioria das plantas frutíferas atraem formigas, então, fique de olho nos insetos que podem prejudicar o desenvolvimento da árvore.
“Tem que ser feita uma boa distribuição entre muda e terra. Regar em volta da muda. Além da rega, tem que cuidar com a formiga cortadeira, um inseto que é meio traiçoeiro. Tome cuidado com as formigas”, comenta o especialista.
Fonte: g1