No momento, você está visualizando Após pedido de Trump, Rússia diz que vai pausar ataques a Kiev
Após pedido de Trump, Rússia diz que vai pausar ataques a Kiev até o dia 1º de fevereiro. Foto: Reprodução/AFP

Após pedido de Trump, Rússia diz que vai pausar ataques a Kiev

O Kremlin anunciou nesta sexta-feira (30) que Trump pediu à Rússia que pause os ataques a Kiev

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que a Rússia suspendesse os ataques à capital da Ucrânia, Kiev, até o dia 1º de fevereiro, informou o Kremlin nesta sexta-feira, (30), para criar um clima “mais favorável” enquanto autoridades americanas, russas e ucranianas se preparam para a segunda rodada de negociações trilaterais em Abu Dhabi, agendada para este fim de semana.

“Posso afirmar que o presidente Trump de fato fez um pedido pessoal ao presidente (Vladimir) Putin para que se abstivesse de atacar Kiev por uma semana, até 1º de fevereiro, como forma de criar condições mais favoráveis ​​para as negociações”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas. Questionado se o presidente russo concordou com o pedido, ele respondeu: “Sim, claro.”

 Trump havia falado (29) sobre o tal pedido durante uma reunião de gabinete na Casa Branca

O republicano afirmou ter solicitado que Putin “não disparasse contra Kiev e outras cidades (ucranianas) por uma semana” devido ao “frio extremo” do inverno, uma vez que ataques recorrentes contra a infraestrutura energética vêm afetando o fornecimento de luz e calefação para centenas de milhares de residências, expostas a temperaturas polares. O presidente americano não especificou quando falou com seu homólogo russo.

Durante sua declaração à imprensa nesta sexta, Peskov não mencionou as condições climáticas congelantes na Ucrânia. Apresentando a pausa nos ataques como um gesto de boa fé em meio às negociações de paz. Ele também não disse se apenas Kiev seria poupada, ou se outras cidades seriam incluídas no breve cessar-fogo.

Por ora, nesta semana, a capital não registrou nenhuma grande salva de drones ou mísseis. O último ataque russo em grande escala contra Kiev ocorreu na madrugada (24).

Em conclusão, previsões meteorológicas indicam uma onda de frio intenso para grande parte do Leste Europeu neste fim de semana. Incluindo na Ucrânia, onde as temperaturas baixas devem persistir pelo menos até a próxima quarta-feira. Espera-se que os termômetros em Kiev caiam para até 26 graus negativos no domingo.

Fonte: veja