Argentinos perderam para Camarões na estreia em 1990; veja outros resultados surpreendentes
A Argentina, uma das grandes favoritas ao título da Copa do Mundo do Catar, foi derrotada pela Arábia Saudita, por 2 a 1, na estreia do Grupo C, nesta terça-feira. Mas, o resultado surpreendente não é novidade em Mundiais. A própria Argentina já havia sentido o sabor da derrota inesperada.
Confira abaixo outras grandes zebras em Copas do Mundo em que teve derrota da Argentina
Argentina 0 x 1 Camarões – 1990
Campeã em 1986, a Argentina chegava como uma das favoritas ao título, com Diego Maradona vestindo a camisa 10. Apesar disso, na partida de estreia do Mundial, os argentinos foram surpreendidos por Camarões, que venceu com gol de Oman Biyik. Os camaroneses, na ocasião, ficaram marcados por ser a primeira seleção africana a se classificar para as oitavas de final.
Alemanha 0 x 1 México – 2018
Na Copa do Mundo de 2018, também chegando como a atual campeã, a Alemanha foi também surpreendida no jogo de estreia. Com a estratégia de ficar no contra-ataque desde o início do jogo, os comandados de Juan Carlos Osorio venceram os alemães por 1 a 0, com gol de Lozano.
Coreia do Sul 2 x 0 Alemanha – 2018
Ainda na fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, a Alemanha, que já derrotada para o México e vencido a Suécia, perdeu novamente, desta vez para a Coreia do Sul, com gols de Young-Gwon Kim e Heung-min Son, ambos nos acréscimos do segundo tempo.
O resultado sacramentou a eliminação dos alemães na primeira fase do Mundial da Rússia.
Senegal 1 x 0 França – 2002
Outra seleção campeã do Mundial anterior a perder na estreia foi a França, em 2002. Os franceses, que também eram campeões europeus e da Copa das Confederações, surpreendidos pela primeira seleção senegalesa que, posteriormente, se tornou a primeira africana a alcançar as quartas de final.
Por isso, na primeira partida, vitória de 1 a 0 sobre a França, com gol de Papa Diop.
Coreia do Sul 2 x 1 Itália – 2002
A Coreia do Sul a grande surpresa da Copa do Mundo de 2002, chegando até as semifinais. Atuando em casa, os coreanos contaram com polêmica arbitragem de Byron Moreno para vencer, de virada, os italianos por 2 a 1.
Então, a Itália saiu na frente com Christian Vieri, mas Seol Ki-hyeon empatou aos 43 do segundo tempo. Na prorrogação, Jung-Hwan Ahn marcou o gol de ouro que eliminou os italianos .
Itália 0 x 1 Costa Rica – 2014
Os italianos, que não disputaram a Copa do Mundo de 2018 e também estão ausentes em 2022, foram surpreendidos também em 2014, na última participação em um Mundial. Em Pernambuco, a Costa Rica, que já havia derrotado o Uruguai, venceu a Itália, com gol de Bryan Ruiz, e garantiu vaga nas oitavas de final.
Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra – 1950
Na Copa do Mundo de 1950, no Brasil, a vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra, uma das maiores zebras da história, ficou conhecida como “Milagre de Belo Horizonte”.
Os inventores do futebol eram favoritos ao Mundial, enquanto os americanos tinham uma seleção semi-profissional, com atletas que desempenhavam outros papéis, como professor, médico, carteiro e até motorista de carro funerário.
Sendo assim, Joe Gaetjens marcou o gol histórico que deu a vitória aos norte-americanos na fase de grupos e também como a derrota da Argentina.