No momento, você está visualizando Aplicativos de IA criam “férias falsas” e viram febre entre usuários
Especialistas alertam que o uso excessivo dos aplicativos de IA, que geram férias falsas, reforça frustrações e distorce a percepção de realidade. Foto: Reprodução/Gemini

Aplicativos de IA criam “férias falsas” e viram febre entre usuários

Aplicativos de IA geram fotos de férias falsas e se tornam nova tendência entre usuários em busca de escapar da realidade

Nem todo mundo pode bancar uma viagem de luxo — e é aí que entram os aplicativos de IA, responsáveis por uma nova tendência nas redes: as férias falsas. Esses apps usam inteligência artificial para criar fotos realistas de viagens e momentos de riqueza, permitindo que os usuários “viajem” sem sair de casa.

As imagens, geradas por inteligência artificial, mostram os usuários em cenários paradisíacos, pilotando carros caros ou fazendo compras em grifes famosas. O fenômeno, que mistura escapismo, autoajuda e tecnologia, vem se tornando popular em plataformas como a App Store e o Google Play. As informações são do The Verge.

IA vira ferramenta de escapismo e “manifestação de riqueza”

O desenvolvedor Tim Wijaya, que trabalhou com a OpenAI para entender o uso do ChatGPT na Indonésia, descobriu que muitas pessoas têm usado a IA para criar versões idealizadas de si mesmas. Em grupos do Facebook com até 30 mil membros, usuários de baixa renda compartilham fotos de si em experiências de luxo, criadas digitalmente. “É triste e fascinante ao mesmo tempo”, afirmou Wijaya. “Usar IA virou uma forma de escapismo, permitindo às pessoas viver vidas que provavelmente nunca terão.”