O professor Ajarn Jessada Denduangboriphan, da Universidade Chulalongkorn, analisou um vídeo do anel de fumaça misterioso
Para quem tem pressa:
- Moradores de um bairro na província de Nakhon Pathom, Tailândia, gravaram vídeos e tiraram fotos de um anel de fumaça preta flutuando no céu – e as imagens viralizaram nas redes sociais.
- O pesquisador Ajarn Jessada Denduangboriphan, professor do Departamento de Biologia da Universidade Chulalongkorn, explicou que o anel formado pela explosão de uma estrutura esférica e a fumaça manteve sua forma de anel enquanto subia;
- Denduangboriphan descarta a possibilidade do anel ser um enxame de insetos e sugere que a causa pode ter sido a explosão de um transformador;
- Um incidente semelhante ocorreu dois meses antes em Sentosa, Cingapura, quando outro anel de fumaça preta apareceu no céu – neste caso, provocado por um teste de geradores de chamas para um show.
As imagens do anel de fumaça misterioso que reais mesmo capturadas no final de outubro, segundo a Reuters. Ainda de acordo com a agência de notícias, esse fenômeno pôde ser observado em outros países.
Anel de fumaça misterioso
Uma das especulações que pipocaram nas redes sociais é que o anel de fumaça fosse, na verdade, um enxame de insetos. Mas não era. Denduangboriphan acredita que o anel se formou pela “explosão de uma estrutura esférica” e a fumaça manteve sua forma de anel conforme subia.
Ainda segundo o pesquisador, o anel de fumaça pode causado pela explosão de um transformador. “Se a causa for uma máquina ou combustível queimado, a fumaça simplesmente desaparecerá no ar. Mas poderia ser prejudicial, se fosse causada pela queima de certos produtos químicos”, disse.
Dois meses antes, outro anel de fumaça preta apareceu no céu de Sentosa, em Cingapura, e chamou a atenção das pessoas. Na época, um porta-voz do Mount Faber Leisure Group disse que o incidente provocado pelo teste de geradores de chamas para um show.
Fonte: olhar digital