O veículo é mais do que um simples carro de exposição, e representa um marco importante na indústria automobilística
A fabricante de automóveis francesa Alpine, subsidiária da Renault, revelou seu mais recente desenvolvimento, o carro protótipo Alpine Alpenglow Hy41. Este veículo, que é mais do que um simples carro de exposição, representa um marco importante na indústria automobilística. Assim, alimentado por um motor de combustão interna movido a hidrogênio.
Conheça o Alpine Alpenglow Hy4
O Alpenglow foi inicialmente apresentado como um projeto de design simbólico no final de 2022 no Salão do Automóvel de Paris. Juntamente com o A110 R e o A110 E-ternite movido a bateria. Agora, a Alpine transformou esse conceito em realidade com o Alpenglow Hy4, a primeira versão em movimento do veículo.
O protótipo apresentado ao público no dia 10 de maio no Circuito de Spa-Francorchamps. Antes de “pisar na pista pela primeira vez” durante a corrida de resistência TotalEnergies 6 Hours of Spa-Francorchamps. Após isso, demonstrações adicionais serão realizadas na 92ª edição das 24 Horas de Le Mans em 14 e 15 de junho.
Detalhes do motor movido a hidrogênio do Alpine Alpenglow Hy4
O nome “Hy4” combina a noção de hidrogênio ‘Hy’ e ‘quatro’ para 4 cilindros. Assim, o protótipo Alpenglow Hy4 equipado com um motor de combustão interna movido a hidrogênio de 2.0 litros e quatro cilindros, capaz de produzir 340 ps ou 335 hp. Embora isso possa não parecer muito, o veículo equipado com um monocoque de fibra de carbono leve e um chassi estilo LMP3.
O motor de 2.0 litros turbo alimentado por H2 di-hidrogênio, tem injeção direta a 40 bar e também injeção de água para reduzir as emissões de NOx. Dessa forma, pode atingir até 7.000 rpm e, quando acoplado à caixa de câmbio de corrida sequencial do carro com uma embreagem centrífuga, permite que o protótipo atinja uma velocidade máxima de até 270 km/h.
O hidrogênio armazenado em forma de gás em três tanques (2,1 kg cada) a uma pressão muito alta de 700 bars. A pressão reduzida para 200 através de um regulador e depois para 40 bars para injeção direta na câmara de combustão.
Assim, a Alpine e a Renault têm grandes esperanças de que a tecnologia do motor de combustão de hidrogênio terá um futuro na corrida pela sustentabilidade ambiental. Aliás, eles também querem combiná-la com inovação e desempenho. Além disso, até o final do ano, a equipe planeja substituir os quatro cilindros por um V6.
Com o Alpenglow Hy4, a Alpine está demonstrando que o desempenho e o desenvolvimento sustentável são compatíveis, com o bônus adicional do som de um motor de combustão interna.
Fontes: petrosolgas, olhardigital, webmotors, motorsport formula1,