Alimentos de pós-treino precisam ser rico em nutrientes que vão repor a energia gasta na atividade física
A sua ingestão de alimentos de pós-treino pode ser a mais importante que você come durante todo o dia. Por quê? Por causa do que acontece ao seu corpo enquanto você praticando qualquer atividade física. Treinos que duram mais de uma hora começarão a esvaziar o combustível armazenado em seus músculos. A seguir listamos seis alimentos excelentes para recuperação.
Os feijões são uma boa fonte de proteína de origem vegetal — é um desses alimentos potentes. Também fornecem uma dose sólida de carboidratos. “Quando nós quebramos o músculo durante o exercício, a proteína que comemos ajuda a reconstruí-lo, então voltamos mais fortes, mais magros e mais rápidos”, diz Smith. Da mesma forma que os grãos integrais, o feijão é um carboidrato complexo, o que significa que também é rico em fibras e nutrientes.
Romãs são bons antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação e aumentar a nossa imunidade. Exercício de alta intensidade, como um pedal intervalado, cria um estresse oxidativo no corpo. “Os antioxidantes ajudam a proteger nossos corpos de danos celulares e fortalecem a função imunológica”, reafirma Smith. “Suco de romã tem três vezes mais antioxidantes do que chá verde”.
Alimentos de pós-treino com ômega-3
Abacates é dos alimentos potentes que estão na moda. Eles são ricos em ômega-3 e nutrientes. “Os ácidos graxos ômega-3 foram mostrados para ter propriedades antioxidantes”, diz Smith. Além disso, o abacate também contém uma boa dose de gordura, potássio e vitamina C, que ajuda nas funções imunológicas.
Rico em proteínas e ácidos graxos ômega-3, o salmão é uma maneira saudável (e deliciosa) de impulsionar a recuperação muscular. Enquanto a proteína trabalha para recuperar os músculos nas fibras musculares, o ômega-3 ajuda a prevenir danos causados pelo estresse oxidativo e afasta doenças. O salmão também é um dos alimentos potentes, pois é embalado com o aminoácido taurina, que fornece benefícios antioxidantes adicionais.
Munido de sete gramas de proteína, um ovo é um pequeno grande herói na hora de recuperar músculos. Ele fornece aminoácidos, que são os blocos de construção versáteis do corpo que ajudam na reparação muscular e assim podem diminuir a dor muscular. Consumir proteína imediatamente após o treino é importante, mas Smith recomenda que os atletas de resistência também comam um lanche rico em proteínas antes de dormir para ajudar a promover a recuperação e o reparo muscular durante a noite.
A batata-doce é uma maneira saborosa de repor o estoque de carboidratos essenciais. “Como atleta, você quer manter níveis adequados de glicogênio, e essas reservas de carboidratos não são ilimitadas”, diz Smith. Em sua rica cor laranja, a batata doce fornece mais nutrientes, sobretudo vitamina C e potássio, do que as batatas brancas comuns.