ALEMS realiza programação para o Outubro Rosa
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, realiza, nesta quarta-feira (22), uma programação especial para marcar o Outubro Rosa, iniciativa institucional voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O evento acontece das 9h às 17h, no Saguão e Plenarinho Deputado Nelito Câmara. Além disso, foi proposto pela deputada e 3ª vice-presidente Mara Caseiro (PSDB). Na programação, constam atividades culturais e ações relacionadas à saúde da mulher. Também haverá palestras sobre temas importantes para o público feminino. Ainda, a ação envolve servidores, comunidade e parceiros do setor de saúde. Logo, possui uma programação especial com palestras sobre autoestima e saúde da mulher. Ademais, destaca a importância dos cuidados preventivos.
No Plenarinho, às 13h30min, haverá abertura oficial seguida de duas palestras. Victor Rocha falará às 14h sobre “Quando o Cuidado Salva Vidas”. Por outro lado, Moacir Pereira Júnior abordará “O Poder da Autoestima – Você em Sua Melhor Versão” às 15h. Por fim, às 16h30, será feita a entrega dos lenços arrecadados pela campanha solidária “Doe um Lenço”.
A campanha “Faça a Diferença” tem destino à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande, além do setor de Oncologia da Santa Casa. Além disso, beneficia mulheres em tratamento oncológico. Durante o evento, a campanha permanece ativa. Para isso, há um varal disponível no saguão da Casa de Leis, onde ocorre a coleta de lenços. Assim, a ação estimula a participação solidária de todos os presentes. Dessa forma, a campanha reforça a importância da solidariedade e do apoio comunitário.
Outubro Rosa
Em Mato Grosso do Sul, a Lei Estadual 4.541/2014, de autoria dos deputados Zé Teixeira (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), e da ex-deputada Dione Hashioka, instituiu oficialmente o mês Outubro Rosa no calendário sul-mato-grossense. Além disso, trata-se de um mês voltado à promoção da saúde e prevenção do câncer de mama. “A legislação deve estimular campanhas públicas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, explica a deputada Mara Caseiro. Ademais, almeja integrar órgãos e entidades em ações conjuntas que beneficiam a comunidade. Já o deputado Zé Teixeira destaca o caráter educativo da lei.
Para ele, “O Outubro Rosa também abre espaço para estudantes universitários participarem de projetos de campo e ações sociais. É uma iniciativa que desperta em toda a sociedade o olhar de cuidado e solidariedade diante de uma doença tão cruel.”
Fonte: ALEMS