Você está visualizando atualmente ALEMS: Presidente Gerson destaca importância de vida saudável na Corrida dos Poderes
O presidente Gerson Claro, da ALEMS, participou da 2ª edição da Corrida dos Poderes, e aproveitou para destacar a importância de uma vida saudável. Foto: ALEMS

ALEMS: Presidente Gerson destaca importância de vida saudável na Corrida dos Poderes

Veja detalhes sobre mais uma edição da Corrida dos Poderes

A 2ª Corrida dos Poderes, que levou neste sábado 5 mil pessoas ao Parque dos Poderes, na avaliação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), mais que um evento esportivo comemorativo do 28 de Outubro, Dia do Servidor, foi um espaço de confraternização e de celebrar a importância da adoção de um estilo de vida saudável, de cuidados com a saúde.

Veja a declaração do presidente da ALEMS Gerson Claro, sobre a Corrida dos Poderes

Com caminhada de três quilômetros e corridas com percursos de cinco e dez quilômetros, a 2ª Corrida dos Poderes teve concentração, largada e chegada no estacionamento e rampa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). No entanto, o evento foi organizado com atenção ao cuidado com a saúde, com médicos e outros profissionais de prontidão, distribuição de água, de frutas, de salada de frutas, atendimento de massagistas… “Obrigado a todos. Espero que, através deste espírito de confraternização, possamos mobilizar mais e mais pessoas para cuidarem da saúde”, disse, ao término das provas, o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP).

“Eu só tenho que agradecer a população, agradecer os deputados e agradecer, especialmente, a toda comissão organizadora. Não é uma Corrida da Assembleia, é uma Corrida dos Poderes. E é preciso dar destaque especial à dona Mônica [Riedel, primeira-dama do Estado], para a Katia [Claro, esposa do deputado e presidente da ALEMS Gerson Claro e uma das idealizadoras da Corrida] e ao pessoal da Assembleia que trabalhou demais para a organização”, agradeceu o parlamentar, que correu no percurso de cinco quilômetros.

Veja a declaração do governador Eduardo Ridel sobre a Corrida dos Poderes

O governador Eduardo Riedel, que também participou da prova de cinco quilômetros, enfatizou a importância do cuidado com a saúde e o clima de celebração dos servidores. “Este evento celebra o Dia do Servidor Público de Mato Grosso do Sul, associando essa comemoração com a saúde, o esporte, o bem-estar. Tudo isso é o que buscamos para os nossos servidores. É um ambiente de alegria, com cada um caminhando ou correndo no seu ritmo. É um incentivo para a prática do esporte e cuidado com saúde o ano inteiro. Isso é muito bom pro nosso Estado”, afirmou Eduardo Riedel.

Contudo, idealizadora da Corrida, ao lado de Kátia Claro, a primeira-dama, Mônica Riedel, reforçou a preocupação com o cuidado com os servidores e acrescentou que o evento também oportuniza a prática da solidariedade e sensibilização para importantes causas. “Nosso objetivo foi sempre cuidar do servidor, dá uma motivação para a saúde, para enfrentar o sedentarismo. E, além disso, temos aqui a realização de duas campanhas: a do Natal, que é a ‘Caixa Encantada’, com doações de brinquedos para as crianças; e a ‘Todos por Elas’, de combate ao feminicídio”, destacou.

Mãos dadas pela união e pela saúde

O tempo de um segundo que separou Rafael Sanshes e Ederson Rodrigo de Jesus nos pódios de primeiro e segundo lugares é ínfimo diante do que os une: o amor ao esporte e a compreensão de que ele é muito mais parceria e união do que competição. A saber, Rafael, primeiro colocado geral na prova dos dez quilômetros, fez o tempo de 35 minutos e 55 segundos. E Ederson, conhecido como Dinho, que foi o campeão no ano passado, terminou a prova com 35 minutos e 56 segundos. Mas, as mãos dadas, indiferentes ao cronômetro, apontaram para resultado mais importante: os dois ficaram em primeiro lugar em se tratando de espírito esportivo.

“Decidimos correr juntos em parceria, porque corrida é isso, é parceria, é união, é amizade. É mais que competividade”, disse Rafael. E Dinho reforçou: “O esporte é isso, é união”. Além da união, da parceria, há outra contribuição significativa do esporte: a saúde. Dinho conta que a prática da corrida o ajudou a sair do sedentarismo e a perder 42 quilos. “Eu pesava 113 quilos. Comecei a correr e fui pegando pódio. Hoje, a corrida é minha vida. Não vivo sem ela. E hoje, peso 71 quilos”, contou.

A saber, primeira colocada na modalidade na prova dos 10 quilômetros, Carolina Louveria Valadão, 39 anos, deixou um recado às mulheres: todas podem, basta querer e se esforçar. “Isso é uma construção. Estou feliz por mim, por minha força e desta maneira poder influenciar outras mulheres”, disse, ofegante, a campeã, que se recuperava do cansaço. “Sou uma mulher comum, não sou atleta de rendimento. Então, todas podem estar aqui. Basta querer muito e se esforçar. Eu dei o meu sangue. Queria muito vencer. Para vencer, tem que querer demais, demais”, afirmou.

Inclusão e alegria da criançada

Uma semana após o aniversário de nove anos, em março do ano passado, João Paulo do Prado Moura, já não conseguia mais andar. Desde então, o menino, que tem diagnóstico de Distrofia Muscular de Duchenne, fez de sua cadeira de rodas uma aliada nas corridas de rua, com a ajuda dos voluntários do projeto Pernas Solidárias. Portanto, com o currículo com mais de dez corridas, João Paulo, o JP, também distribuiu seu sorriso na 2ª Corrida dos Poderes.

“Aqui tem duas mães, uma de antes do diagnóstico e outra pós-diagnóstico”, disse, em referência a si mesma, Roseli do Prado Ferreira, mãe do JP. Entre as atividades da nova mãe, está a de incentivar e acompanhar o JP nas corridas. “Ele ama muito isso aqui”, disse. E o garoto confirma: “Eu fico muito alegre. É muito legal!”, comemorou.

Quem também era só alegria era a pequena Helena Coser Figueiredo, de 6 anos. Concentradíssima antes da largada, a menina disparou no percurso de 50 metros e alcançou, com muita rapidez, a linha de chegada, na rampa da ALEMS. “Treinei bastante com o meu pai”, disse a garota, que sonha, daqui uns anos, em se tornar uma atleta profissional.

Um programa especial de famílias

Entre outras coisas positivas, a 2ª Corrida dos Poderes proporcionou um momento especial em família, que, certamente, as crianças vão guardar entre as boas lembranças da infância. Contudo, em todos cantos, via-se pais, mães e filhos, em clima de descontração, trocando sorrisos, brincando e recompondo-se do cansaço da caminhada ou da corrida. No entanto, entre eles, estavam Ruzymar Campos de Oliveira, 55 anos, e Amanda de Oliveira Pires, 12.

Por fim, Servidora da Secretaria de Saúde há vinte anos, Ruzymar fez da Corrida dos Poderes mais uma oportunidade para a prática de exercício físico e incentivo ao cuidado com a saúde. “Sou uma grande defensora da atividade física e da contemplação das belezas naturais do Parque dos Poderes. E a Corrida dos Poderes une as duas coisas. É a segunda vez que participo e, neste ano, trouxe a minha filha Amanda, de 12 anos, para incentivá-la a se manter saudável e em movimento”, disse Ruzymar.

Fonte: ALEMS