No momento, você está visualizando ALEMS: Honrarias reconhecem trajetória de quem ajuda a escrever os rumos de Mato Grosso do Sul
ALEMS concede honrarias a quem colabora com o Estado. Evento ocorreu (29) e contou com a presença do governador Eduardo Riedel Foto: ALEMS

ALEMS: Honrarias reconhecem trajetória de quem ajuda a escrever os rumos de Mato Grosso do Sul

ALEMS concede honrarias a quem colabora com o Estado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) concede honrarias àqueles que colaboram com o Estado. Assim, o maior reconhecimento conferido pelo Parlamento Estadual ocorreu (29) em cerimônia no auditório Manoel de Barros, localizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. Os homenageados receberam suas honrarias com a certeza do fruto de suas decisões em prol de Mato Grosso do Sul. Cada um em sua área responsabilizou-se pelo crescimento e desenvolvimento de cada peça que forma esse Estado. O Estado de MS é uma terra de legado e história, cultura e tradição, de memória viva. Tudo isso é o elo entre a natureza, a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico.

Temos motivos sólidos para ter muito orgulho

O deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), comemora as homenagens entregues durante a celebração. “Nós, os 24 deputados, fomos os propositores dessas honrarias e temos motivos sólidos para ter muito orgulho, nosso Estado hoje assume nova dimensão. Quanto orgulho do nosso governador, aqui é inovação, compromisso com a sustentabilidade. Mato Grosso do Sul também tem o sonho da Rota Bioceânica, trazendo um corredor de oportunidades, desenvolvimento e integração. O Parlamento centra a política nas pessoas. O Parlamento é a Casa do Povo, espaço onde se debate, constrói e busca incessantemente consenso. Vocês representam o Mato Grosso do Sul que quer voar mais alto”, ressaltou.

O governador Eduardo Riedel (PP) agradeceu o que tem sido feito por Mato Grosso do Sul. Além disso, afirmou que a ALEMS concede honrarias e reconhece de maneira alegre, leve e colorida às pessoas que contribuíram para o Estado. Assim, ele destacou que essas honrarias não podem deixar de emocionar. Sobretudo, ressaltou a diversidade, com pessoas que abraçaram a terra e traduzem essa pluralidade da Assembleia Legislativa. Dessa forma, enfatizou que são cidadãos que moram aqui e contribuíram para o desenvolvimento econômico em amplitude. Por fim, enalteceu o compromisso dos servidores públicos, que servem ao Estado com vontade e dedicação. “Viva o Mato Grosso do Sul, viva o Sul-Mato-Grossense”, concluiu o governador.

Imagem: Noite de comemoração ontem no auditório Rubens Gil de Camillo, o reconhecimento do Legislativo a quem muito fez por Mato Grosso do Sul

Homenageados

Duas personalidades falaram em nome dos 134 homenageados desta edição da cerimônia. Mônica Riedel, primeira-dama do Estado, ressaltou sua trajetória. “Para mim chegar até aqui é como se fosse um longo percurso corrido, uma aminhada que niciou aqui no final de 94, ora, para uma carioca, foi uma realidade diferente, mas eu me apaixonei por Mato Grosso do Sul, e nunca à primeira dama. Vivi conquistas de mulheres trabalhadoras, lutas contra o feminicídio, temos orgulho de programas socias e agradeço a todos os secretários presentes que fazem com que o Estado se desenvolva e seja destaque nacional e internacional. Não tenho mandato, mas tenho uma função pública”, informou a homenageada.

Padre Luigi Favero saudou os deputados, comparando o exercício parlamentar ao sacerdócio. “A todos que servem e se dedicam à política, afirmo sua importância e necessidade para a democracia.” Assim, ele destacou que a política é a forma mais alta da caridade. Ademais, quando bem exercida, ela se torna uma forma de sacerdócio. Estou honrado em falar em nome de todos, pois sei que os convocados receberam este chamado para serem cidadãos de um Estado grande e próspero. Primordialmente, temos uma fé que nos move. À primeira vista, a maioria de nós é cristã”, disse o religioso.

Honrarias

O Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense é uma homenagem aos nascidos em outros estados que impactaram positivamente a vida em Mato Grosso do Sul. Além disso, a Comenda do Mérito Legislativo pode ser ofertada a sul-mato-grossenses. Ela é composta por uma medalha de lapela, cunhada com a imagem do Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo. A medalha é firmada com uma fita nas cores da bandeira do Estado: azul, branco e verde.

De acordo com o Regimento Interno da ALEMS, a Casa de Leis pode realizar duas sessões solenes anuais para entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da Comenda do Mérito Legislativo. Cada deputado pode indicar, por sessão, uma pessoa para receber cada uma das honrarias.

Fonte: ALEMS