No momento, você está visualizando ALEMS: Projeto que destina receita de multas ao programa CNH MS Social segue ao expediente
ALEMS aprova CNH MS Social. Projeto de Gerson Claro institui Programa Estadual com inclusão de recursos arrecadados de multas de trânsito Foto: ALEMS

ALEMS: Projeto que destina receita de multas ao programa CNH MS Social segue ao expediente

ALEMS aprova CNH MS Social

Os deputados da ALEMS aprovaram (29) o Projeto de Lei 172/2025, de autoria do deputado Gerson Claro (PP), presidente da Casa de Leis, que institui o Programa Estadual CNH MS Social com a inclusão de recursos provenientes da arrecadação de multas de trânsito em seu custeio. A matéria segue ao expediente.

De acordo com o projeto, a Lei Estadual 5.806/2021, que criou o programa, prevê como fontes de financiamento os recursos orçamentários do Detran/MS, além de convênios, doações, emendas parlamentares e outras fontes legalmente autorizadas. A nova proposta acrescenta a receita oriunda das multas de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503/1997), ampliando as possibilidades de manutenção do programa.

Segunda discussão

Em segunda discussão, também foi aprovado o Projeto de Lei 218/2024, do deputado Pedro Kemp (PT), que assegura aos beneficiários de planos de saúde a opção de apresentar a carteira física de identificação, quando os prestadores de serviço exigirem o uso de aplicativo ou token digital. Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir tratamento isonômico e acessível, especialmente para pessoas idosas, que frequentemente encontram dificuldades no uso de ferramentas digitais. A proposta segue à redação final.

Outro projeto aprovado, em segunda discussão, foi o Projeto de Lei Complementar 7/2025, do Ministério Público Estadual. Esse projeto trata da distribuição de vagas nas promotorias de Justiça de Campo Grande. Além disso, a proposta visa aprimorar a legislação institucional, principalmente no que se refere à transição e ao preenchimento de vagas. Essas vagas decorrem da remoção de membros de entrância final das comarcas de Dourados, Três Lagoas e Corumbá. O texto segue ao expediente.

De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei 261/2025 também foi aprovado em segunda discussão. A matéria dispõe sobre formas excepcionais de pagamento de créditos tributários relacionados ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e às prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. O projeto segue ao expediente.

Primeira discussão

Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 180/2025, do deputado Caravina (PSDB). Assim, o projeto inclui o Pantanal Tech MS no calendário oficial de eventos do Estado. Além disso, o evento é realizado anualmente, no último fim de semana de junho, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Aquidauana.

De acordo com o autor, “a inclusão do evento, consolidado como o mais relevante instrumento de promoção da inovação e do desenvolvimento da região pantaneira, assegura maior previsibilidade institucional”. Essa medida permite melhor planejamento dos organizadores, parceiros e expositores. Além disso, potencializa a captação de investimentos, patrocínios e parcerias.

Serviço

Público e imprensa acompanham as sessões plenárias, reuniões da CCJR e sessões solenes da ALEMS. A Casa de Leis possui canais oficiais de comunicação, principalmente a TV ALEMS e a Rádio ALEMS. A TV ALEMS transmite no canal 7.2 no sinal aberto. Ademais, a transmissão também ocorre no canal 9 da Claro NET TV. Do mesmo modo, a Rádio ALEMS transmite na FM 105.5 ou em seu link. Por último, a Casa de Leis transmite as sessões pelo Facebook e YouTube.

Fonte: ALEMS