Carro voador AirCar já passou por mais de 200 decolagens e aterrissagens, funciona a base de combustível comum
O carro voador foi batizado de AirCar. Ele recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade da Autoridade de Transporte Eslovaca após completar 70 horas de testes de voo rigorosos. Foi o que informou a Klein Vision, a empresa por trás do carro-avião de modo duplo.
Esse carro, pode se transformar em uma pequena aeronave. Assim, ele teve a aprovação em testes de voo na Eslováquia, disseram os desenvolvedores do projeto.
200 decolagens e aterrissagens
De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, os voos de teste incluíram mais de 200 decolagens e aterrissagens. Foram compatíveis, portanto, com os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação EASA.
“Os desafiadores testes de voo incluíram toda a gama de manobras de voo e desempenho. E demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica do veículo quando está em modo aeronave”, disse a empresa.
Necessita-se, portanto, de uma licença de piloto para dirigir o veículo híbrido. Desse modo, a empresa espera colocar o “AirCar” à venda dentro de 12 meses.
Nesse sentido, uma equipe de oito especialistas passou mais de 100.000 horas transformando conceitos de design em modelos matemáticos que permitiram a produção do protótipo do carro voador.
AirCar: Motor BMW de 1,6 litros
O AirCar é movido por um motor BMW de 1,6 litros. Ele funciona com um simples “combustível vendido em qualquer posto de gasolina”, disse Anton Zajac, cofundador da Klein Vision.
O veículo pode voar a uma altitude máxima de 18.000 pés, ou seja, cerca de 5,4 quilômetros.
“A certificação entregue ao AirCar abre as portas, dessa maneira, para a produção em massa de carros voadores muito eficientes”, disse o piloto de testes Stefan Klein, inventor do carro e líder da equipe de desenvolvimento.
Certificados
Kyriakos Kourousis é presidente do Grupo de Especialistas em Aeronavegabilidade e Manutenção da Sociedade Aeronáutica Real do Reino Unido. Ele disse que “esta não é a primeira vez que tipos semelhantes de veículos recebem certificados”.
“Se a empresa que está envolvida na certificação fizer um plano de negócios, isso pode chegar até a criação de um produto que pode ir para o mercado”, disse Kourousis.
Ele acrescentou: “É a escala que vai criar muitas novas oportunidades de emprego e abrir a possibilidade de que novas tecnologias para desenvolver-se”.
Veja o vídeo do AirCar:
Outros projetos
Outros projetos de carros voadores em desenvolvimento incluem o PAL-V Liberty, um giroplano. Também funciona, dessa forma, como veículo automotivo, da empresa holandesa PAL-V.
O veículo recebeu uma base de certificação completa da Agência Europeia de Segurança da Aviação. Mas ainda não completou a etapa final de “demonstração de conformidade”, conforme diz o site da empresa holandesa.
Da mesma forma, a empresa norte-americana Terrafugia obteve um certificado de aeronavegabilidade de aeronaves especiais para o seu veículo Transition — que também permite aos usuários dirigir e voar — de acordo com um comunicado de imprensa divulgado em janeiro do ano passado.
Kourousis acrescentou que veículos como o “AirCar” poderão, um dia, substituir os helicópteros.
Fonte: Klein Vision