Você está visualizando atualmente Agronegócio do Brasil diversifica exportações à China
Frutas também nas pautas de exportações do agronegócio

Agronegócio do Brasil diversifica exportações à China

Há oportunidades crescentes em setores como carnes, frutas, laticínios e café

Eles lembram,portanto, que em 2020 as exportações brasileiras atingiram 50% do volume importado pela China, ultrapassando US$ 22 bilhões. “A pauta de exportação do setor, dessa maneira, está mais diversificada e apresenta grandes oportunidades para produtos brasileiros”, afirmam.

Agronegócio algodão e fibras têxteis, especiarias e produtos hortícolas

No caso do café, destaque da carta, as exportações brasileiras cresceram 157% em volume entre 2016 e 2020 e o consumo da bebida no País aumentou entre 7% e 17% anualmente (ante 2% no mundo).

“Apesar de ser conhecida como o país do chá, com uma classe média cada vez mais aberta a elementos do estilo de vida ocidental, é comum ver nas grandes cidades do país um número expressivo de cafeterias. Costumam, portanto, atrair um público jovem e com maior poder aquisitivo”, dizem os pesquisadores.

Entrada do café solúvel brasileiro no agronegócio

Esta mudança de hábito pode favorecer o consumo da bebida do Brasil, especialmente o tipo solúvel. “A entrada do café solúvel brasileiro em pontos de venda físicos e online pode ser uma boa iniciativa para que os consumidores chineses passem a conhecer o produto nacional de forma gradual. Enquanto o café torrado e moído poderia se tornar um mercado incremental ao solúvel quando a percepção do café na China sofrer uma transição de ‘produto de luxo’ para bebida de hábito diário”, observam os pesquisadores do CEBC.

O Brasil é, portanto, o segundo fornecedor do grão verde para a China, perfazendo 15,5% do volume importado pelo País. O documento, dessa maneira, ressalta que a soja permanece sendo o principal produto brasileiro vendido para o país asiático, mas diminuindo sua participação na pauta exportadora de agronegócio.

Carnes

“Em 2016, a oleaginosa contribuía com 70% das vendas do setor. Em 2020, o porcentual foi de 62%, com o aumento do peso de outros produtos, sobretudo as carnes”, pontuam os pesquisadores.

Atrás da soja, as carnes brasileiras são o segundo principal produto comercializado na relação sino-brasileira, perfazendo 19% em 2020 ante 8% em 2016. Durante esse período, segundo dados do CEBC, os embarques cresceram 275% em valor e 179% em volume.

Plantel suíno chinês

Entre as proteínas animais, Cariello e Camila apontam que a perspectiva é de queda no médio e longo prazo nas exportações de carne suína. Isso por causa da recuperação do plantel suíno chinês, e aumento nas vendas externas de carne bovina. “Uma oportunidade para o Brasil, que apenas em 2020 foi responsável por 40% do volume importado pelo gigante asiático”, dizem os pesquisadores.

Ft: canalrural