A Rússia é a maior fornecedora de fertilizantes do Brasil. A Ucrânia se destaca na produção de milho. O que pode acarretar em alta dos preços do grão.
O Agronegócio brasileiro pode ser impactado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Afinal, a Rússia é a maior fornecedora de fertilizantes do Brasil. No entanto, a Ucrânia se destaca na produção de milho mundial. Uma possível retirada do país do mercado internacional pode acarretar em alta dos preços do grão.
Após dias de tensão, a Rússia invadiu a Ucrânia nesta quinta-feira (24). O conflito entre os dois países pode trazer consequências indiretas para outras nações, inclusive o Brasil.
No agronegócio brasileiro, o Brasil depende de fertilizantes importados e a Rússia é a maior fornecedora do insumo. Além disso, o país europeu compra commodities e carnes do Brasil. Na visão somente de produtos agropecuários, a Rússia ficou na 22ª posição dentre os maiores importadores, com US $1,27 bilhão adquiridos em 2021 (participação de 1,06%), segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
A Ucrânia, por sua vez, é líder na produção de milho. Uma possível retirada do país do mercado internacional, diminuiria a oferta do cultivo, provocando uma alta no preço do grão, que é muito usado como ração, aumentando, assim, os custos de produção na pecuária e das carnes nas prateleiras.
Ambos os países se destacam na produção de trigo, produto que já apresentava alta nesta quinta-feira de mais de 5% na bolsa de Chicago. A eventual menor oferta ocasionada pela guerra pode afetar a comercialização mundial do produto, incluindo o Brasil, que compra o cereal da Argentina, que pode ter um aumento da demanda.
O Agronegócio brasileiro pode ser impactado pelo conflito através de um efeito dominó
Apesar de a Ucrânia não ser grande fornecedora ou cliente do agronegócio brasileiro, uma crise afetaria o Brasil diretamente. Isso porque o país europeu é o 3° maior produtor de milho mundial, aponta Castro.
Caso o país diminua a produção, no primeiro momento, com a menor oferta de milho, os preços subiriam ainda mais, diz.
Mesmo favorecendo o agricultor que trabalha com o cultivo, seria mais uma causa para subir o preço da ração, deste modo encarecendo as carnes nos supermercados, analisa o especialista.
O aumento da demanda de carne de frango pode encarecer o produto
O Brasil pode esperar também um aumento da demanda pela carne de frango, o que pode encarecer o produto. Isso porque a Ucrânia é um país exportador líquido do alimento, da ordem de 300 mil toneladas, diz Castro do Itaú BBA.