Aeroporto regional de Bonito se destaca com investimento em infraestrutura
A partir da próxima semana, Bonito também passará a receber voos regulares da Latam Airlines, que se junta a Gol e Azul na operação do aeroporto regional. Localizado a 260 km da capital sul-mato-grossense Campo Grande, o município se tornou conhecido internacionalmente por sua beleza exuberante e como um dos principais roteiros ecológicos do País.
Com a novidade, o município passa a ser atendido pelas três maiores companhias aéreas brasileiras. Dessa forma, amplia-se a conectividade do aeroporto regional de Bonito, isto é, um dos destinos turísticos mais procurados do País. Agora a malha aérea será diversificada com partidas dos três principais aeroportos do Estado de São Paulo. São eles Viracopos, bem como Congonhas e por fim, Cumbica. Isso deve facilitar o acesso de turistas vindos de diversas regiões do Brasil, assim como do exterior.
A expectativa é de que a movimentação de passageiros no terminal cresça significativamente. De janeiro até 14 de agosto deste ano, já foram contabilizados 38.125 passageiros. Com a chegada da nova frequência da Latam, o Governo de Mato Grosso do Sul projeta que o número ultrapasse os 60 mil até dezembro.
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), afimou: “Agora, Bonito se conecta diretamente a Guarulhos, que é o principal ponto de entrada internacional do Brasil.”
Aeroporto passou por ampliação e modernização
Desde que passou a ser administrado pelo governo estadual, em 2018, o Aeroporto de Bonito vem recebendo uma série de investimentos para ampliação e modernização da infraestrutura. De 2023 até agosto de 2025, já foram aplicados R$ 2 milhões em obras de melhoria, manutenção, compra de equipamentos e contratação de serviços técnicos.
O terminal também está em processo de expansão. Assim, a área atual, de 783 m², passará para 1.709,88 m², em um projeto estimado em R$ 13 milhões, que visa atender à crescente demanda de passageiros e, dessa forma, alinhar a estrutura aos padrões da Anac e do Decea.
O superintendente logístico viário da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), Derick Machado, destaca a importância estratégica do terminal para o Estado. “O aeroporto de Bonito é fundamental para o turismo de Mato Grosso do Sul. Com a Latam, passamos a ter conectividade aérea plena. Ou seja, com os principais centros do Brasil.” Ele explica que isso é um reflexo direto dos investimentos. O Estado vem fazendo tais investimentos para transformar a infraestrutura da região.
Conforme Machado, a classificação do aeroporto foi elevada em 2020. Isso ocorreu além das melhorias físicas. A saber, a categoria saiu de 3C VFR (Visual) para 3C IFR (Instrumento). De fato, essa mudança garante maior segurança nas operações. Ela também possibilita a recepção de aeronaves maiores. Isso ocorre mesmo em condições adversas de tempo.
Região em destaque no turismo nacional
Localizada no sudoeste do Estado, Bonito é o principal ponto de entrada para turistas que desejam explorar o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e os atrativos naturais da região, como rios transparentes, cachoeiras e grutas. As novas rotas aéreas devem beneficiar não só a cidade, mas também os municípios vizinhos de Jardim, Miranda e Bodoquena.
Turistas que passaram pelo destino também comemoram a novidade. Nesse sentido, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que também preside o Fórum Nacional de Secretários de Cultura, esteve recentemente no município e destacou a importância da nova rota: “Bonito já é um dos roteiros mais simbólicos do Brasil. Sobretudo, ter uma nova ligação aérea com o Sudeste amplia o alcance do destino. Isso mostra como é possível aliar turismo e conservação ambiental de maneira exemplar”.
Em sua primeira visita à cidade, o músico Marcelo Dai, da banda que acompanhou o cantor Samuel Rosa, ressaltou a importância da região. “Superou tudo o que esperava. E agora, com mais voos, vai ser muito mais fácil voltar com a família. Isso democratiza o acesso a um lugar que é incrível”.
Com infraestrutura renovada, assim como novas rotas aéreas, Bonito se consolida sobretudo como destino de destaque no Brasil. Além disso, o destino mira também o público internacional. Esse público busca natureza, sustentabilidade e, por fim, experiências singulares.
Opções de voos disponíveis em Bonito:
- Latam Airlines: saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), com voos às quartas e sábados, operados em Airbus A319 e A320;
. - Gol Linhas Aéreas: partindo do Aeroporto de Congonhas (CGH), com frequência às terças e sábados, em Boeing 737;
. - Azul Linhas Aéreas: com origem no Aeroporto de Viracopos (VCP), voando às terças, quintas e domingos, em Embraer E195 e E295.
Fonte: Secom/Gov.br