O modelo ganhou alterações em seu design, garantindo um espaço maior no estilo casual
O Adidas Samba se tornou impossível de ignorar nos últimos anos. Para chegar à categoria de clássico, um item passa por variantes, como tempo de existência, relevância no mercado e por aí vai. No caso dos tênis, esse posto agrega ainda mais valor ao modelo, o que pode torná-lo até uma raridade, já que a procura é tanta e nem sempre a oferta é suficiente.
Essa dinâmica do mercado também intensificada por um ponto, que conversa diretamente com a gente: as influenciadoras de moda. Atentas ao que tem potência de tornar-se hype no futuro, elas, por exemplo, vêm abraçando um clássico do sport e streetwear, o Samba da Adidas, nos últimos anos.
O modelo estava longe de ser uma figurinha carimbada do closet das fashionistas, quando criado em 1949 para melhorar a performance de jogadores em campos com neve e, no ano seguinte, batizado com o nome que conhecemos hoje por conta da Copa do Mundo no Brasil. Inclusive, a conexão com o futebol diz muito sobre esse distanciamento inicial. Já que na época o esporte era bem mais restritivo para mulheres.
De lá pra cá, muita coisa mudou dentro e fora dos campos. O modelo ganhou alterações em seu design, garantindo um espaço maior no estilo casual. Enquanto mulheres também quebraram caixas que limitavam nossas escolhas na hora de se vestir.
Felizmente, hoje nossa preocupação em relação ao modelo pode ser apenas com as possíveis combinações. Por isso separamos looks de influenciadoras e fashionistas, como Hailey Bieber, Carol Trentini e Gkay, para quem sabe o modelo retrô virar um clássico do seu armário.
Como foi criado o Adidas Samba?
Ainda na década de 40, o próprio fundador da marca, Adi Dassler, desenhou o que seria a primeira chuteira de couro de canguru específica para jogar na neve. Como a Adidas é sediada na Alemanha, essa era uma demanda de jogadores profissionais e amadores, principalmente durante o inverno.
Só que o lançamento da nova peça aproveitou dos holofotes da Copa do Mundo de 1950 no Brasil. E motivou a marca a batizar o modelo com o nome do ritmo tradicional do país-sede.
Fonte: glamour