No momento, você está visualizando Prorrogação da Senatran beneficia 20 mil processos de CNH em MS
Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), estendeu novamente o prazo para candidatos que já concluíram as aulas obrigatórias e estão na fase do exame prático da CNH, com isso, 20 mil processos foram beneficiados em MS. Foto: Reprodução

Prorrogação da Senatran beneficia 20 mil processos de CNH em MS

Veja detalhes sobre a prorrogação da CNH em MS

Após sucessivas prorrogações para processos de primeira habilitação da CNH em MS, iniciados entre 2019 e 2023, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) estendeu novamente o prazo, mas apenas para candidatos que já concluíram as aulas obrigatórias e estão na fase do exame prático.

Em Mato Grosso do Sul, a medida beneficia 19.960 candidatos, que têm até 31 de março de 2025 para concluir o processo. Contudo, apesar do alívio, a Gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab, alerta para a importância de antecipar o agendamento.

Prorrogação da Senatran beneficia 20 mil processos de CNH em MS, veja mais detalhes sobre

“Os candidatos precisam procurar o CFC para programar o exame prático. Observamos baixa procura neste início de janeiro. Caso a demanda aumente, podemos estender o atendimento para os sábados em Campo Grande”, afirmou Lina.

Municípios com mais beneficiados

Entre os municípios de Mato Grosso do Sul, os cinco com maior número de processos atendidos pela prorrogação são:

  • Campo Grande: 9,7 mil
  • Dourados: 1,5 mil
  • Três Lagoas: 1,1 mil
  • Ponta Porã: 781
  • Corumbá: 767

Em Campo Grande e Dourados, os candidatos podem realizar os exames a qualquer momento, devido à presença de examinadores locais. Diante disso, nas demais cidades, os testes são realizados semanalmente, seguindo um cronograma previamente divulgado aos CFCs. A saber, o roteiro dos exames práticos de janeiro e fevereiro já está disponível no site do Detran-MS.

Pontos de atenção

A Diretoria de Habilitação (Dirhab) destaca aspectos importantes para candidatos e CFCs:

  • Cursos não concluídos: se o curso prático de uma categoria não foi finalizado até 31 de dezembro de 2024, o candidato terá o processo dessa categoria encerrado como “desistência”. No entanto, poderá realizar o exame prático para a categoria em que o curso foi completado.
  • Validade de exames: exames médico e psicológico devem estar válidos por, no mínimo, um ano. Caso contrário, será necessário renová-los.

Exclusões e vigência

A prorrogação não se aplica a processos iniciados em 2024. Contudo, o Senatran emitiu um ofício-circular no dia 27 de dezembro de 2024, comunicando a decisão aos Detrans de todo o Brasil.

Desse modo, candidatos devem se organizar o quanto antes para evitar contratempos e aproveitar o prazo estendido.

Fonte: Gov.MS