No momento, você está visualizando ACIDENTE: Avião cai e deixa quatro mortos no Pantanal de Mato Grosso do Sul
Acidente de avião aconteceu na cidade de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul (MS). Foto: Reprodução/Redes Sociais

ACIDENTE: Avião cai e deixa quatro mortos no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Na noite (23), um avião de pequeno porte caiu no Pantanal de MS e matou o arquiteto chinês Kongjian Yu e o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na cidade de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul (MS). Na noite (23).

Entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu e o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos os quatro ocupantes da aeronave morreram.

As outras vítimas foram identificadas como o documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.

Segundo a Olé Produções, onde Luiz Ferraz e Rubens Crispim atuavam, o grupo estava no Pantanal para as gravações do documentário intitulado “Planeta Esponja”, juntamente com o professor Kongjian Yu, da Universidade de Pequim.

O que sabemos sobre o acidente

Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou o acidente com a aeronave de matrícula PT-BAN no município de Aquidauana.

“Investigadores do SERIPA IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) — órgão regional do CENIPA, com sede em São Paulo (SP) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência. Todavia, durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, diz a nota.

Conforme consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião estava no nome de Marcelo Pereira de Barros. Que pilotava a aeronave e foi uma das vítimas da queda. Ainda conforme o registro, a situação da aeronavegabilidade era normal e o avião não tinha autorização para táxi aéreo.

A PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), por meio do DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e da Delegacia de Polícia de Aquidauana, informou que atendeu a ocorrência em uma zona rural do município.

“Equipes da PCMS, incluindo peritos criminais, estão em campo para a realização dos procedimentos de praxe e o levantamento de dados preliminares”, diz a nota.

Avião do acidente no pantanal de MS

acidente-aviao-cai-e-deixa-quatro-mortos-no-pantanal-de-ms
Foto: Reprodução

Arquiteto chinês criador do conceito de ‘Cidade Esponja’

O arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu está entre as vítimas do acidente. Segundo o CAU-BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), ele estava no Brasil para participar da Conferência Internacional CAU 2025. Que ocorreu entre (4) e (6) em Brasília.

O mundo reconhece Kongjian Yu como um dos maiores nomes da arquitetura da paisagem e do urbanismo ecológico. Valorizando, contudo, suas soluções inovadoras em planejamento urbano sustentável.

Ele é criador do conceito de “Cidade Esponja”, adotado como política nacional na China em 2013, que propõe soluções verdes baseadas na natureza para a gestão urbana da água, enchentes e resiliência climática. Yu fundou a Turenscape, empresa sediada em Pequim que já realizou mais de 1.000 projetos em 250 cidades ao redor do mundo. Incluindo o Benjakitti Forest Park, em Bangkok, e o Dong’an Wetland, em Sanya.

Cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

Sobretudo, outra vítima do acidente foi o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, diretor especializado em projetos de documentário e não-ficção. Desde 2007, Luiz produz e dirige na Olé Produções paralelamente aos trabalhos em parceria com outras produtoras.

Em conclusão, seus documentários mais recentes foram a direção da série da HBO indicada para o Emmy Internacional “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”.

Fonte: cnn