No momento, você está visualizando A ciência explicou o que acontece quando a mente dá branco
A ciência fez um estudo e revelou porque a mente humana costuma dar branco em certos momentos. Foto: Freepik

A ciência explicou o que acontece quando a mente dá branco

Estudo feito pela ciência revela o que ocorre quando nossa mente dá branco – e porque essa experiência é diferente para cada pessoa

Se a sua mente dá um branco às vezes e você paralisa completamente, não fique preocupado com isso, vamos fazer você entender o motivo disso, um novo estudo da ciência buscou descobrir o que realmente acontece no cérebro nesses instantes e, porque algumas pessoas vivenciam isso com mais frequência do que outras. Confira!

A pesquisa, liderada por Athena Demertzi e colaboradores de vários países, analisou 80 estudos sobre o fenômeno do “apagamento mental”. Eles investigaram como essa ausência de pensamento pode revelar mais sobre a natureza da consciência e as diferenças na experiência subjetiva de cada indivíduo.

O estudo está publicado no jornal Trends in Cognitive Sciences.

Descobertas do estudo

  • Descobriu-se que, em média, passamos de 5% a 20% do tempo com a mente em branco.
  • Porém, isso varia bastante entre as pessoas – por exemplo, indivíduos com TDAH relatam essa experiência com mais frequência.
  • Importante destacar que esse estado é diferente do “devaneio”: enquanto o devaneio envolve pensamentos vagos, a mente em branco representa uma ausência quase total deles.
  • Esse estado costuma ocorrer após esforço mental intenso, falta de sono ou exercício físico.
  • Embora seja comum, também pode estar ligado a condições como ansiedade ou traumas cerebrais.

Estado de” Sono”, mesmo acordado

Eletroencefalogramas mostraram que, nesses momentos, o cérebro pode entrar num estado de “sono local”, com sinais lentos semelhantes aos do sono, mesmo que a pessoa esteja acordada.

Eletroencefalogramas mostraram que, nesses momentos, o cérebro pode entrar num estado de “sono local”, com sinais lentos semelhantes aos do sono, mesmo que a pessoa esteja acordada.

Já exames de ressonância magnética revelaram a desativação de regiões cerebrais ligadas à linguagem, movimento e memória quando as pessoas tentavam, conscientemente, não pensar em nada – o que pode diferir de um “vazio” espontâneo.

Segundo os autores, a experiência da mente em branco é complexa, varia de pessoa para pessoa e deve ser vista como um conjunto de vivências. Eles esperam que esse tema, ainda pouco explorado, estimule novas pesquisas sobre a consciência.

Fonte: olhar digital